COMO CULTIVAR: Amarílis

A Amarílis é também conhecida como Açucena ou Flor-da-Imperatriz é uma planta que produz uma flor imponente que atrai todos os olhares. É ideal para quem quer dar um colorido dentro de casa ou até mesmo em seu jardim.


Quando for comprar o bulbo de Amarílis, escolha um bulbo sem cicatrizes para poder apreciar esta flor que pode chegar até 70 centímetros de altura e possui diversas cores como vermelho, laranja, rosa, branco e multicolorido.


Figura: Amarílis em vaso

Descrição:

É uma planta herbácea, perene, que pode ser multiplicada pela divisão dos bulbos e apresenta apenas uma florada anualmente. Cresce melhor em temperaturas medianas, mas em temperaturas mais baixas a floração é prolongada. Prefere locais bem iluminados com sol direto.

Figura: Amarílis em canteiros

Época de floração do Amarílis

Nas regiões mais quentes do Brasil recomendamos o plantio no início de outono para uma floração no outono e inverno. Após o plantio a floração pode durar até 25 dias.

Época de plantio do Amarílis

A melhor época para plantar o amarílis é no Início do Outono, pois prefere climas mais amenos, porém podem ser plantadas em qualquer época do ano caso a região apresente clima mais frio. Após o plantio a floração iniciará dentro de até 30 dias e permanecerá até 25 dias em flor.

Clima para cultivar Amarílis

Prefere clima ameno com temperaturas entre 22 graus a 30 graus.

Requerimento de luz do Amarílis

Necessita de muita luz. Sol Pleno no mínimo de 4 horas por dia.

Dimensões da Amarílis

Até 70 cm de altura e 30 cm de largura.

Período do plantio até o florescimento

Entre 20 a 30 dias

Instruções de plantio do bolbo de Amarílis

Deve ser plantado antes do início do brotamento do bolbo.
Em uma vaso bem drenado, utilize um substrato com boa aeração e posicione o bulbo e complente o volume com o substrato deixando o "pescoço" do bulbo para fora do substrato.

Mistura para solo para receber o Amarílis

Utilize um substrato fértil com boa aeração:

1 parte com uma mistura de Pinus (85%) e vermiculita (15%)
1 parte de terra vegetal
1 parte de terra de comum jardim
2 partes de areia grossa de construção

Como montar um vaso para receber o Amarílis


Figura: Vaso para receber o Bulbo de Amarílis

1 - Adicione argila expandida ou brita no fundo do vaso;
2 - Em cima da argila expandida acrescente a manta de bidim ou manta de poliéster para filtrar a água e evitar que a terra se infiltre por entre as bolinhas da argila (ou pedras), entupindo o dreno;
3 - Adicione o solo fértil e bem aerado como informado acima e a sem enterrar o bulbo completamente, deixando o "pescoço" fora da terra preencha o vaso com o substrato.
4 - Para dar acabamento ao vaso e também para evitar que ervas daninhas apareçam adicione casas de árvores 

Adubação do Amarílis

Quando as folhas começarem a crescer adube mensalmente com NPK 6-12-6 ou 10-10-10, 5 colheres de sopa por metro quadrado.

Manutenção do Amarílis

Antes de iniciar o crescimento das folhas tenha cuidado ao fazer as regas, pois o solo muito úmido pode fazer o bulbo apodrecer. Após o aparecimento das folhas devemos fazer regas periódicas observando se o solo já está seco superficialmente. Não molhe as flores. Caso aparecem folhas secas retirar para prolongar o período de floração.
A divisão pode ser feita através dos bulbos "filhos" que aparecerem durante o cultivo. Após o florescimento as folhas cairão e você pode armazenar o bulbo para o plantio no próximo ano.







fonte: http://sefossenaminhacasa.blogspot.com.br/;
http://flores.culturamix.com; http://www.cuidar.com.br;
http://plantas-ornamentais.blogspot.com.br;
http://fortedoce.blogspot.com.br; http://www.cultivando.com.br;
http://plantas-ornamentais.blogspot.com.br;
http://revistagloborural.globo.com; http://www.fazfacil.com.br

16 comentários:

  1. Ola! Tenho uma amrilis que deu varias flores. Cortei o caule quando as flores murcharam. No entanto, as folhas continuaram crescendo e bem verdes. Será que vai dar flores novamente? Visto que as folhas nao caíram.??????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Amarílis pode produzir flor duas vezes ao ano, ou ser programada a florir em uma data distinta, para isso deve ser induzida já que necessita do período de frio para isso. Em alguns estados no Norte do Brasil, por falta do período frio no inverno a Amarílis não floresce novamente, depois do bulbo comprado florir.
      A Amarílis pode florir novamente, para isso basta retirar a planta do solo ou substrato, colocá-la em um local seco à sombra, deixá-la perder as folhas, colocar o bulbo em um saquinho plástico com cinza de fornalha ou churrasqueira para evitar doenças fúngicas, colocar na geladeira próxima à gaveta de verduras por três meses... isso mesmo 90 dias, isso é para simular um período de seca e baixa temperatura, depois disso é só retirá-la da geladeira, plantar novamente e dentro de 4 semanas ela já estará florindo novamente, desde que seja período quente. Também achei meio diferente, mas dá muito certo, vale à pena. Em estados que ela não floresce naturalmente é a única opção.

      Excluir
    2. Tenho amarilis plantado no vaso as folhas estão bem bonitas,mas não flora oque devo fazer?

      Excluir
  2. Eu tenho duas amarílis ela deram flores ai depois de três semanas ela deu flor de novo quando as flores morrerem o que devo fazer. E preciso podar a planta ?

    ResponderExcluir
  3. Minha amarílis só dá folhas. Elas caem e saem folhas novas, e assim por diante, mas nunca deu flores. Devo cortar as folhas que ela está agora pra começar do zero e ver se finalmente nasce alguma flor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriela, o mês ideal para plantar amaryllis no hemisfério sul é em setembro, corte as folhas e enrole o bulbo em um papel pardo, guarde em um local escuro e arejado. Volte a plantar somente em setembro, tá?. Bjim

      Excluir
  4. Elaine Leão, falo da Bahia. Comprei vários bulbos de amaryllis em duas lojas diferentes. . Apenas um floriu. Estão plantadas em vasos e todas já estão em estado vegetativo a mais de dois meses. Além de não florirem agora estão com as folhas avermelhando. Socorro! Me ajudem, por favor! O que faço?

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bárbara, tudo bem? Imagino que você tenha comprado bulbos já velhos. As sementes e os bulbos também tem data de validade e você deve observá-las para comprar. Faça o seguinte para tentarmos salvar o bulbo para o próximo plantio: Corte as folhas que estão avermelhadas e embale o bulbo em um papel pardo e guarde em um local escuro e arejado até o plantio (volte a replantar em setembro). No próximo plantio siga as instruções postadas aqui no blog para o plantio de amaryllis. Bjus. Me conte o resultado.

      Excluir
  6. minha amarilis ja deu flores(agora no fim de maio/comeco de maio) e agora as folhas nao param de crescer num verde claro(estiolada) esta estiolada....o que posso fazer??

    ResponderExcluir
  7. OI TUDO BEM GOSTARIA DE ENVIAR FOTOS DOS BULBOS QUE EU VOU REPLANTAR, COMO FAÇO PARA QUE VOCÊ ME ORIENTE, POIS SÓ DEU FLOR UMA VEZ, E NÃO GOSTEI DA APARÊNCIA DELES, OBRIGADA REGINA

    ResponderExcluir
  8. Comprei amarillis branca depois q as flores cairam as folhas novas q vieram visosas porem nao para em pe estao quebrando com facilidade,enqto a vermelha as folhas estao com verde escuro mas quebrando pois nao aguenta o seu tamanho.O que devo fazer.Por favor me ajudem...

    ResponderExcluir
  9. Minha Amarilis esta amarelando as folhas , parece que está morrendo. O que estou fazendo de errado??? Me ajudem!!!

    ResponderExcluir
  10. Olá ganhei uma amarilis faz um mês, ela floriu e eu fiz a polinização da mesma na qual resultou em bulbos de sementes bem grandes, quando devo fazer a coleta as sementes (o bulbo se abrirá ou devo corta-lo?). Ainda gostaria de dar continuidade a planta inicial, devo deixar secar naturalmente ou cortar o caule e colocar o bulbo em ambiente seco e escuro por 90 dias? Sendo que após esse período estaríamos no verão. Obrigada.

    ResponderExcluir
  11. Desejo muito ter um exemplar de amarilys amarela mas, já me disseram que não existe, quero saber como faço pra conseguir muda.

    Ass.:Maria Lúcia

    ResponderExcluir
  12. Tenho amarílis vermelhas que sempre florescem em setembro. Em 2013 comprei em Holambra vários bulbos de cores diversas que deram flores lindas, porém este ano nenhuma floresceu, o que fazer? Plantei em canteiros, faltou adubação?

    ResponderExcluir

Abraços, beijinhos! Falem comigo, ok? Vou adorar!
As fotos e imagens aqui publicadas, bem como seus direitos autorais, pertencem aos seus respectivos proprietários. A minha fonte de pesquisa de todas elas está citada em todos os posts. Caso você seja proprietário de alguma imagem e queira que o seu link seja mencionado, entre em contato comigo, para que eu possa fazer as devidas alterações. Se você levar alguma imagem, seja gentil e mencione sua fonte de pesquisa. PS: Neste blog ainda não se adotam as novas regras de ortografia

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...