COMO CULTIVAR: Amarílis

A Amarílis é também conhecida como Açucena ou Flor-da-Imperatriz é uma planta que produz uma flor imponente que atrai todos os olhares. É ideal para quem quer dar um colorido dentro de casa ou até mesmo em seu jardim.

Quando for comprar o bulbo de Amarílis, escolha um bulbo sem cicatrizes para poder apreciar esta flor que pode chegar até 70 centímetros de altura e possui diversas cores como vermelho, laranja, rosa, branco e multicolorido.


Figura: Amarílis em vaso

Descrição:

É uma planta herbácea, perene, que pode ser multiplicada pela divisão dos bulbos e apresenta apenas uma florada anualmente. Cresce melhor em temperaturas medianas, mas em temperaturas mais baixas a floração é prolongada. Prefere locais bem iluminados com sol direto.

Figura: Amarílis em canteiros

Época de floração do Amarílis

Nas regiões mais quentes do Brasil recomendamos o plantio no início de outono para uma floração no outono e inverno. Após o plantio a floração pode durar até 25 dias.

Época de plantio do Amarílis

A melhor época para plantar o amarílis é no Início do Outono, pois prefere climas mais amenos, porém podem ser plantadas em qualquer época do ano caso a região apresente clima mais frio. Após o plantio a floração iniciará dentro de até 30 dias e permanecerá até 25 dias em flor.

Clima para cultivar Amarílis

Prefere clima ameno com temperaturas entre 22 graus a 30 graus.

Requerimento de luz do Amarílis

Necessita de muita luz. Sol Pleno no mínimo de 4 horas por dia.

Dimensões da Amarílis

Até 70 cm de altura e 30 cm de largura.

Período do plantio até o florescimento

Entre 20 a 30 dias

Instruções de plantio do bolbo de Amarílis

Deve ser plantado antes do início do brotamento do bolbo.
Em uma vaso bem drenado, utilize um substrato com boa aeração e posicione o bulbo e complente o volume com o substrato deixando o "pescoço" do bulbo para fora do substrato.

Mistura para solo para receber o Amarílis

Utilize um substrato fértil com boa aeração:

1 parte com uma mistura de Pinus (85%) e vermiculita (15%)
1 parte de terra vegetal
1 parte de terra de comum jardim
2 partes de areia grossa de construção

Como montar um vaso para receber o Amarílis


Figura: Vaso para receber o Bulbo de Amarílis

1 - Adicione argila expandida ou brita no fundo do vaso;
2 - Em cima da argila expandida acrescente a manta de bidim ou manta de poliéster para filtrar a água e evitar que a terra se infiltre por entre as bolinhas da argila (ou pedras), entupindo o dreno;
3 - Adicione o solo fértil e bem aerado como informado acima e a sem enterrar o bulbo completamente, deixando o "pescoço" fora da terra preencha o vaso com o substrato.
4 - Para dar acabamento ao vaso e também para evitar que ervas daninhas apareçam adicione casas de árvores 

Adubação do Amarílis

Quando as folhas começarem a crescer adube mensalmente com NPK 6-12-6 ou 10-10-10, 5 colheres de sopa por metro quadrado.

Manutenção do Amarílis

Antes de iniciar o crescimento das folhas tenha cuidado ao fazer as regas, pois o solo muito úmido pode fazer o bulbo apodrecer. Após o aparecimento das folhas devemos fazer regas periódicas observando se o solo já está seco superficialmente. Não molhe as flores. Caso aparecem folhas secas retirar para prolongar o período de floração.
A divisão pode ser feita através dos bulbos "filhos" que aparecerem durante o cultivo. Após o florescimento as folhas cairão e você pode armazenar o bulbo para o plantio no próximo ano.







fonte: http://sefossenaminhacasa.blogspot.com.br/;
http://flores.culturamix.com; http://www.cuidar.com.br;
http://plantas-ornamentais.blogspot.com.br;
http://fortedoce.blogspot.com.br; http://www.cultivando.com.br;
http://plantas-ornamentais.blogspot.com.br;
http://revistagloborural.globo.com; http://www.fazfacil.com.br