Quer seguir o Jardim da Terra? Digite seu e-mail aqui:

COMO CULTIVAR: Jacintos

O Jacinto é uma ótima opção para jardim, floreiras e varandas. Tem uma fragrância intensa. Disponível em diversas cores como azul, laranja, rosa, vermelho, amarelo, branco.  Pode ser plantada em jardins e também em vasos.


Figura: Jacinto

Figura: Jacinto em Jardim

Descrição

O Jacinto é um planta perene. Cada bulbo dá uma haste com várias pequenas flores laterais. Existem cerca de 60 espécies disponíveis e que cobrem quase todas as cores conhecidas. Para que sua beleza seja destacada plante maciços monocromáticos. Atenção: O Jacinto se ingerido pode provocar dores fortes no estômago e seu aroma forte pode provocar náuseas e dores de cabeça em algumas pessoas. Por isso, prefira cultivar o jacinto em locais bem arejados e caso tenha animais de estimação ou crianças em sua casa cultive o jacinto em vaso em locais longe do alcance.

Figura: Jacinto cor de rosa

Época de Floração do Jacinto

A floração do Jacinto se dá na primavera.

Época de Plantio do Jacinto

O bulbo do Jacinto precisa de frio para se desenvolver. O ideal é plantar o Bulbo no Outono para que na Primavera possa florescer.

Clima para Cultivar

Os Jacintos gostam de climas frios.

Requerimento de Luz

Prefere luz filtrada e sol fraco.

Dimensões da Planta

de 30 cm a 40 cm de altura e 30 cm de largura aproximadamente.

Instruções para o Plantio dos Bulbos do Jacinto nas regiões mais quentes do Brasil

O Jacinto pode ser cultivado no Brasil, porém é necessário o uso de alguns artifícios para poder fazê-los florir. Existem 2 maneiras para fazer o Jacinto florir:

Primeira forma de fazer o Jacinto florir: Coloque o Bulbo em um vaso com água. Este vaso deve ter a "boca" apertada e o bulbo deve apenas tocar a água, sem ficar submerso. Guarde o vaso enrolado em um papel pardo em um quarto escuro e arejado durante 10 semanas. Semanalmente você deve conferir o vaso e adicionar mais água morna para repor a água que evaporou. 
Quando produzirem rebentos de mais ou menos 5 cm, retire o vaso do armário, desenrole-o do papel pardo e coloque o vaso junto a luz, semanalmente adicione mais água morna, repondo a que evaporou. Pronto! Em breve aparecerá a floração exalando um perfume maravilhoso. O único problema é que com esta opção o bolbo do jacinto dificilmente voltará a florir.


Figura: Floração forçado do Jacinto

Figura: Floração forçada do Jacinto - vaso de boca estreita

Segunda forma de fazer o Jacinto florir: Plante vários bulbos de jacinto em um vaso raso de boca larga de aproximadamente 15 cm de profundidade. Não enterre os bolbos totalmente. Enrole o vaso em um papel pardo e guarde na geladeira durante 10 semanas. Após 10 semanas, tire da geladeira ainda enrolado no papel pardo e leve o vaso para um local fresco e escuro até que forme rebentos de aproximadamente 5 cm de altura. Desenrole do papel pardo e leve o vaso para junto a luz, regue sem encharcar e logo-logo terá a floração.


Figura: Vaso raso de "Boca" larga para receber os bulbos do jacinto


Mistura para solo ou canteiro


O Jacinto necessita de uma mistura de solo rica em matéria orgânica.

1 parte de terra comum de jardim
1 parte de terra vegetal
2 partes de composto orgânico


Como montar um vaso para receber o Jacinto


Figura: Vaso para receber o Jacinto ou Vaso raso de boca larga



1 - Adicione argila expandida ou brita no fundo do vaso. Atenção: O vaso deve ter aproximadamente 12 cm de altura;
2 - Em cima da argila expandida acrescente a manta de bidim ou manta de poliéster para filtrar a água e evitar que a terra se infiltre por entre as bolinhas da argila (ou pedras), entupindo o dreno;
3 - Adicione o solo rico em matéria orgânica como informado acima e plante os bulbos do jacinto com os brotos voltados para cima, sem enterrá-los completamente.
4 - Para dar acabamento ao vaso e também para evitar que ervas daninhas apareçam adicione casas de árvores, mas não muito próximos aos bolbos.


Adubação para o Jacinto

Após o plantio e assim que começar a floração espalhe um fertilizante a base de potássio e fósforo, mas com nível de nitrogênio baixo para conter a formação de folhagem verde e a proliferação de fungos. É recomendado o uso de farinha de ossos e de superfosfato.

Manutenção do Jacinto

As regas devem ser feitas com a frequência de uma vez por semana observando se o solo secou superficialmente. O solo deve ser mantido sempre úmido, porém não encharcado.
O bolbo do Jacinto produz bolbos "filhos" e se você quiser estimular a produção de mais bolbos é só fazer uma pequena incisão em forma de cruz. Atenção: Os bolbos filhos só vão dar flores depois de 2 anos. 
Após a floração retire as flores murças e espere até que as folhas fiquem amarelas e corte a quatro centímetros do bulbo, então guarde o buldo como explicado em "Instruções de plantio".




Fontes: canalhamiuda.blogspot.com, www.jardineira.pro, plantasyjardin.com, www.florisa.com.br, www.emporiodassementes.com.br, imagenswiki.com.br, flores.culturamix.com, www.paraminhamae.com, www.plantasonya.com.br
avidanoparaiso.blogspot.com, www.publicdomainpictures.net