Pesquisar no blog

FAÇA VOCÊ MESMO: Como cuidar do gramado

Um gramado cheio e bem verdinho deixa qualquer área externa mais bonita. Aprenda aqui como cuidar do seu gramado.



É preciso eliminar ervas daninhas, insetos e checar como está a acidez do solo. Dependendo do grau é preciso corrigir com calcário. Após preparar o terreno, a rega deve ser diária no primeiro mês. No verão e regra é regar duas vezes ao dia.

Chegou o frio? Não tem problema, basta adubar para evitar que a grama enfraqueça e resseque. Cobrir com um centímetro de terra mesclada com adubo. Regue por 20 dias até a mistura desaparecer completamente e, para a manutenção, use adubo granulado a cada ano e composto orgânico ou húmus de minhoca a cada dois.

Quando está chovendo muito forte e constantemente por vários dias, a grama acaba crescendo mais rápido e o corte deve ser feito a cada 15 dias.

No inverno, quando as folhas demoram mais para surgir, não é aconselhado fazer a pode. Não importa o tamanho, oito centímetros é o tamanho ideal para um bom gramado saudável e verde.

Tipos de grama:


Figura: Grama Bermuda


Aguenta bem o alto tráfego de pessoas. É muito usada em campos de futebol e parquinhos de crianças, além de terrenos em declive.


Figura: Grama Preta

Menos resistente que a anterior, é muito usada para enfeitar bordas de pisos e pequenos canteiros. É adaptável tanto na sombra quanto ao sol direto.


Figura: Grama São Carlos (ou Grama Tapete e Grama Sempre Verde) 


Grama indicada para locais frios e com maior incidência de sombras. Agüenta bem a geada, pragas e doenças comuns deste tipo de vegetação.



Figura: Esmeralda


Típica grama de áreas quentes e que recebem sol direto. Aguenta muito bem o tráfego de pessoas e tolera bem a salinidade do litoral.


Figura: Grama Santo Agostinho

Indicada mais para jardins residenciais e áreas litorâneas.


Figura: Grama Japonesa


É a mais macia de todas. No Japão é muito usada para criar desenhos em jardins. Aguenta o sol direto.





fonte: http://www.hagah.com.br; cwmhost.com ; casaeimoveis.uol.com.br; www.gramalinda.com.br; www.cultivando.com.br
Abraços, beijinhos! Falem comigo, ok? Vou adorar!


As fotos e imagens aqui publicadas, bem como seus direitos autorais, pertencem aos seus respectivos proprietários. A minha fonte de pesquisa de todas elas está citada em todos os posts. Caso você seja proprietário de alguma imagem e queira que o seu link seja mencionado, entre em contato comigo, para que eu possa fazer as devidas alterações. Se você levar alguma imagem, seja gentil e mencione sua fonte de pesquisa. PS: Neste blog ainda não se adotam as novas regras de ortografia