Quer seguir o Jardim da Terra? Digite seu e-mail aqui:

COMO CULTIVAR: Gerânios

O gerânio é originário da África do Sul, mas depois de mais de um século de trabalho em cima dessa espécie, já não se sabe mais a origem das plantas comercializadas. Porém sabe-se que, atualmente, é a planta de vaso mais vendida em todo o mundo, e a terceira planta mais vendida no total!

Para entender o sucesso dessa planta basta ver as fotos, e fica claro porque ela é tão apreciada: As flores e as folhas tem o contraste ideal, que pode ser visto de longe. Além disso, após anos de hibridização, os gerânios que antigamente eram muito grandes ficaram compactos, ideias para combinações com outras flores.




Características:

O gerânio-pendente é uma planta muito utilizada no paisagismo, devido à beleza de suas flores em formato de mini-buquês coloridos, e à sua folhagem recortada, bastante ornamental. É uma planta perene
Os gerânios compões um grande grupo hortícola de arbustos de textura semi-herbácea, abrangendo inúmeras variedades hortícolas de Pelargonium zonale ePelargonium inquinans.





Época de Floração do Gerânio

Suas flores surgem na primavera-verão, e possuem diversas colorações.


Época de Plantio do Gerânio

Inverno

Requerimento de Luz

Meia Sombra, Sol

Dimensões

As plantas possuem aroma forte típico, alcançando 60 a 90 cm de altura, com ramos suculentos, às vezes com uma mancha na folha chamada de “zona” ou “ferradura” de contorno, ou com variegação

Instruções de Plantio do Gerânio

Pode ser plantado em vasos suspensos ou em jardineiras, com substrato leve e com base orgânica.
As sementes de gerânio devem ser enterradas apenas o suficiente para que fiquem cobertas. A temperatura ideal do solo varia entre 22°C e 24°C. Temperaturas baixas atrasam a germinação e temperaturas muito altas podem fazer com que as sementes entrem em dormência. Evite plantar no auge do verão! Em condições ideais espere os primeiros sinais de germinação após 3 a 4 dias. Uma vez estabelecidas as mudas, diminua a rega e deixe o solo secar antes de molhar novamente. Os gerânios são sensíveis à alta umidade e as raízes precisam de altos níveis de oxigênio para se desenvolver bem.


Manutenção do Gerânio


Mantenha regas regulares. Quando o solo estiver seco, regue novamente com água em abundância.
É aconselhável que você remova as flores já mortas para estimular o crescimento de novas flores. além de melhorar a estética da planta.
Apesar de ser uma planta perene, ela pode ser encarada como anual. É recomendada a renovação do canteiro após alguns anos, já que a planta passa a perder suas boas características.

fonte: http://www.emporiodassementes.com.br/ - http://www.cultivando.com.br/ -