Quer seguir o Jardim da Terra? Digite seu e-mail aqui:

COMO CULTIVAR: Sávia

As sálvias, também chamada de alegria-dos-jardins, é um gênero de diversas plantas anuais e perenes muito utilizadas em canteiros e jardins públicos. Nativa predominantemente de regiões tropicais (inclusive Brasil!), pode ser plantada em praticamente qualquer região do país e é excelente para atrair beija-flores, que são os grandes responsáveis pela polinização desta espécie. Confira a seleção que temos, incluindo a sálvia azul!




Características

A sálvia é uma das plantas mais atraentes para beija-flores, que irão aparecer em seu jardim buscando alimento nessas lindas flores! Além disso são altamente resistentes ao calor e florescem quase o ano inteiro.
A Sálvia comum, também chamada de alegria-dos-jardins, é uma planta perene mas tipicamente cultivada como anual em canteiros. Nativa do Brasil, atualmente é utilizada ao redor do mundo devido a seu longo período de floração. 
As folhas são brilhantes, verde escuro, elípticas e dentadas, típicas de plantas tropicais resistentes ao sol. As flores crescem em hastes coloridas bem acima da folhagem. 
A sálvia é muito florífera e ao mesmo tempo extremamente resistente ao calor e umidade. Todas as cores da série são uniformes e florescem juntas.
As flores não possuem nenhuma fragrância especial, porém atraem muitos beija-flores, que são os principais responsáveis pela polinização desta espécie. São umas das melhores plantas para colocar próximo de bebedouros, caso você queira atrair estes pássaros para seu jardim!
É uma planta cultivada desde a antiguidade para fins medicinais. Suas folhas são usadas como tempero e para fazer chá, e é também muito cultivada como planta ornamental em jardins. Há vários cultivares desta planta, com folhas e flores de diversas cores.



Época de Floração da Sálvia
Ficam bem em qualquer jardim ensolarado e florescem o ano inteiro, exceto em lugares muito frios.
Época de Plantio da Sálvia
Primavera e Outono
Requerimento de Luz
Sol
Dimensões da Planta
20 cm de altura por 25 cm de largura
Instruções de Plantio da Sálvia
As sementes de sálvia precisam de luz para germinar, portanto não enterre-as. Pressione as sementes no solo de forma que fiquem expostas, e mantenha em local iluminado. Temperatura ideal do solo entre 22°C e 25°C. A germinação ocorre dentro de 4 a 10 dias e neste período é necessário manter o substrato úmido o tempo inteiro. Após a formação do primeiro par de folhas mover a planta gradualmente para um local onde receba luz solar direta.
fonte: http://www.emporiodassementes.com.br/ - http://hortas.info/ - http://www.loucospornatureza.com.br/