Quer seguir o Jardim da Terra? Digite seu e-mail aqui:

COMO CULTIVAR: Rosas

Existem muitas formas de decorar o jardim, mas nada como plantar roseiras sendo que estas são umas das flores mais bonitas que existem. Além disso, desfrutaremos do seu aroma e cores, são ideais para embelezar as áreas exteriores da casa. 





Descrição:



A roseira é um arbusto de folhas decíduas, de regiões temperadas a frias e cultivada em todo a Terra. As alturas variam conforme o tipo da roseira, podendo ser até 0,60 m as mini-roseiras, até 1,20 m as híbridas e pode chegar a mais de 3,0 as do tipo trepadeira. As folhas são compostas de 5 folíolos, de bordas serrilhadas e inseridas de fome alterna nos ramos. As flores são de formato diferenciado conforme a variedade e as cores infinitas. Na rosa silvestre ou selvagem as flores têm 5 pétalas, mas nas híbridas são em múltiplos de 5. As mini-roseiras produzem flores pequenas, mas as chamadas híbridas de chá têm flores grandes. As roseiras podem produzir uma rosa por ramo, grupos de 3 a 5 e em maior número, chamados de cachos. A maioria das rosas é perfumada.
Época de Floração
O florescimento acontece do final do inverno até o outono.  O fruto formado é arredondado e fica alaranjado quando maduro, atraindo a avifauna.
Época de Plantio
Espere a época do outono. É o mais aconselhável, sendo que esta é a melhor temporada para plantar roseiras, já que neste tempo a temperatura quente da terra favorece o desenvolvimento das raízes.

Requerimento de Luz
A roseira deve ser cultivada ao sol para que produza muitas flores.
Como plantar rosas:
Fazer mistura de húmus de minhoca com adubo animal de curral bem curtido, cerca de 2 kg/cova.Nesta mistura adicionar 200 gramas de farinha de ossos, misturar bem e aguardar o plantio.Solo Ideal para plantar rosas. Solos argilosos e férteis parecem ser a sua preferência, embora necessite de solo com boa drenagem. O substrato ideal é aquele com pH entre 6,5 e 7,0 e rico em matéria orgânica.Uma noite antes de realizar a plantação deixe as rosas descansando em um recipiente com água. Isto hidratará bem as plantas para que possam ter mais possibilidades de crescer saudáveis e fortes.

As roseiras não devem ser plantadas muito perto de muros. Estas plantas precisam de um espaço médio de 30 cm de distância para poder crescer e desenvolver-se livremente.

Adubação
Adubações de reposição podem ser feitas no final da primavera para que a planta mantenha seu vigor e após a poda de inverno, para propiciar nutrientes para a nova brotação.

Veja também os artigos complementares sobre roseiras:

- Como plantar rosas em vasos
- Como podar roseiras
- Como tratar pragas em roseiras
- Como plantar mini rosas
- Como plantar rosas trepadeiras


fonte: http://casa.umcomo.com.br/ - fazfacil.com.br