Quer seguir o Jardim da Terra? Digite seu e-mail aqui:

COMO CULTIVAR: Rosas do Deserto

A Rosa do Deserto é uma planta domesticada cujo nome científico é Ademium obesum, ela necessita de polinização manual para sua reprodução, ou então adotar o método de mudas.


Descrição


Herbácea perene, suculenta de pleno sol ou meia- sombra. Prefere clima quente e seco. Deve ser utilizada isoladamente ou em grupos sobre solo arenoso ou rochoso.

As flores são tubulares, simples, com cinco pétalas e lembram outras da mesma família como Alamanda, Jasmim-manga e Espirradeira. As cores são variadas, indo do branco ao vinho escuro, passando por diferentes tons de rosa e vermelho. Muitas variedades apresentam mesclas e degradeés do centro em direção as pontas das pétalas. Há ainda variedades de flores dobradas.


20 Sementes De Rosa Do Deserto (3) - Adenium Obesum + Brinde

Época de Floração da rosa do deserto


As florações da rosa do deserto podem ser obtidas em plantas jovens, com apenas 15 cm de altura. O florescimento geralmente ocorre na primavera, sendo que há possibilidade de sucessivas florações no verão e outono.

Época de Plantio da rosa do deserto


Primavera e verão

Requerimento de Luz da rosa do deserto


Pleno sol ou meia sombra. Como a maioria das plantas suculentas, o Adenium precisa de muita luz para o seu florescimento, mas o sol muito forte pode queimar as às flores de tons mais escuros.

O ideal é cultivar Adenium em viveiros cobertos com plástico e tela sombrite com malha 50%. A planta gosta de clima quente, seco e sol (a rosa precisa de muito sol para florescer);


Plantio de sementes de rosa do deserto


Existem várias maneiras de plantar as sementes:

1) Algumas pessoas simplesmente “deitam” as sementes em cima do substrato depois de terem deixado elas hidratarem em água por 2 horas.

2) Outras também hidratam as sementes e depois de “deitarem literalmente” as sementes no substrato ainda colocam uma fina camada de Substrato e germinam elas a pelno sol.

3) Existem também os que germinam as sementes em algodão, obtém praticamente 100% de Germinação, mas, depois tem o árduo trabalho de retirarem as mudinhas do algodão sem danificá-las (o que geralmente acontece) para então passarem ao substrato.

4) Poderia citar aqui outros métodos, mas não vejo necessidade nisso agora.

Quem está certo, quem está errado? Ambos estão certos!

O importante para você é fazer de uma maneira que sinta-se seguro e, claro, obtenha bons resultados de Germinação.

Segue um passo a passo de como germinar sementes de rosa do deserto:

1) Fazer uma “Cama” de Substrato com alta função de drenagem;

2) Colocar uma segunda camada de substrato que dará nutrientes para as mudas – Ideal que na composição tenha 40% de ingrediente drenante. Utilize areia como ingrediente drenante, os outros 60% são terra vegetal, compostagem, carvão entre outros;

3) Molhar essa camada de Substrato;

4) Deitar as sementes no substrato previamente umedecido, Molhar bem as sementes, cobrir com uma fina camada de substrato, molhar novamente;

5) Manter a umidade sem deixar encharcar e germinar a pleno sol ou embaixo de sombrite com bloqueio de até 50% da radiação solar (depende da época do ano).

Manter húmido o substrato onde as sementes foram colocadas é ponto chave na germinação (não encharcar). Eu mantenho úmido o substrato até o 10 dia pós germinação, depois molho quando percebo que vai secar;



Plantio de mudas de rosa do deserto

SIMPLESMENTE TRANSPLANTE: Consiste em transplantar a muda de um recipiente para outro (individual) onde a planta se desenvolverá naturalmente. É importante que este processo seja feito independente da técnica escolhida, pois visa proporcionar o espaço adequado para que ela possa desenvolver tanto suas raízes como sua parte aérea (galhos), além de oferecer para a muda um novo substrato com todos os nutrientes necessários para seu desenvolvimento.

QUANDO TRANSPLANTAR: Após as mudas apresentarem mínimo de cinco pares de folhas.







Preparação do Vaso para rosa do deserto

No novo vaso, ( não tão maior que o atual, os vasos tem que ser trocados, porém o tamanho não pode ser muito diferente , deve-se aumentar o tamanho gradativamente).

Coloque no fundo pedras, coloque uma manta de bedim para que as raizes não cheguem a sair do vaso, dai cubra com um pouco de areia, depois ponha húmus de minhoca e plante a rosa com uma mistura de areia grossa e terra enchendo até a borda. (OBS pode ser 2/3 de areia grossa com 1/3 de substrato misturado).


Modo de Cuidar das rosas do deserto

O Adenium é uma espécie relativamente fácil de ser cultivada, desde que você considere a sua planta como se fossem duas completamente diferentes, com necessidades diferentes em diferentes períodos do ano.

No verão, quando em pleno crescimento, ela deve ser tratada como planta tropical, regada abundantemente e com freqüência, e bem adubada.

No inverno ela precisa de ambiente seco, deve ser tratada como um cacto, com muita iluminação e com regas ocasionais.

Mantenha a areia ou a terra sempre úmida, porém sem encharcar (não é necessário regar todos os dias, somente quando a areia ou a terra em cima do vaso secar, não encharque mas regue regularmente, uma vez a cada três dias é o necessário);


No inverno a rosa do deserto entra em hibernação, perdendo a maioria das folhas. Diante disso, as regas nesse período, deverão ser reduzidas uma vezes por semana.

Esta combinação de excesso de água com temperatura baixa, pode apodrecer os tecidos da planta, levando-a a morte.

Nesse período de dormência é ideal para o replantio da planta, trocando de vaso e substituindo o substrato para a melhor desenvoltura na primavera.




Adubação da rosa do deserto

Uma adubação com um bom fertilizante orgânico é necessário a fim de alcançar um bom diâmetro de tronco e floração abundante . Os fertilizantes não devem ser aplicados diretamente nas raízes. Nunca aplique o fertilizante, quando o substrato estiver completamente seco. Sempre regue antes, isso evita a queimadura das raízes e a queda de folhas .


Veja também neste blog:

- Como fazer mudas por estaquia de rosas do deserto




fontes: http://ocultivoavida.blogspot.com.br/ - http://www.adeniumsa.com.br/ - http://aidobonsai.com/ - http://www.planterosadodeserto.com.br/ - http://www.jardimdeflores.com.br/ - http://www.jardineiro.net/ -