Pesquisar no blog

Uso medicinal das rosas

Rosa BrancaA rosa branca é um tipo de rosa, também conhecida como rosa, rosa arbustiva ou rosa de corte, muito utilizada como planta medicinal calmante.

O seu nome científico é Rosa Alba L. e pode ser comprada na floricultura, mercados ou lojas de produtos naturais.



Para que serve a rosa branca

A rosa branca serve para tratar inflamações nos olhos, desinfetar ferimentos, tratar prisões de ventre, ansiedade, nervosismo, tosse, dores de garganta bronquite. É usada também para limpeza de pele.
Propriedades da rosa branca

As propriedades da rosa branca incluem a sua ação adstringente, calmante, laxativa, digestiva, anti-inflamatória e depurativa.

Modo de uso da rosa branca

- Para fins terapêuticos são utilizadas as pétalas ou sementes da rosa branca.
- Chá para limpeza de pele: Adicionar as pétalas e sementes em água fervente, deixar esfriar e lavar a pele.
- Chá calmante: Adicionar 10 g de pétalas e sementes de rosa branca em 500 ml de água fervente, com uma colher de sopa de mel, e beber 3 vezes ao dia.

Rosa Rubra

A rosa-rubra é planta medicinal popularmente conhecida como rosa-francesa, rosa-vermelha, rosa de Jericó e outras denominações, pertencente à Família das Rosaceae. 

Nativa da Europa Central e da Ásia (incluindo uma Ocidental Ásia, a Turquia), uma rosa-rubra apresenta folhas geralmente com cinco folíolos ovados ou suas orbiculares e Flores são Grandes, de coloração vermelho vivo; os frutos geralmente apresentam núcleos brilhantes que variam de laranja a vermelho até púrpura e são muito atrativos para pássaros.


Como Propriedades Medicinais

A rosa-rubra possui ação adstringente e cardiotônico.

Os Benefícios e como Indicações de uso

- Resfriados;
- Bronquite;
- Gastrite;
- Diarreia;
- Depressão (calmante);
- Infecções oculares;
- Dores de garganta;
- Feridas leves
- Problemas de Pele;
- Leucorreia;
- Aftas (óleo essencial);
- Antisséptico local;
- Digestiva atonia.

Como utilizar uma rosa-rubra?

- Chá (infusão) de Pétalas de rosa;
- Água de rosas;
- Xarope de rosas;
- Mel de rosas.
- Chá de rosa-rubra

Para preparar o chá de rosa-rubra, basta adicionar três colheres de sopa da planta um ½ litro de água. assim que a água alcançar fervura, desligue o fogo. Tampe o recipiente e deixe uma solução abafada por cerca de 10 minutos. Apos esse período, é só coar e beber. A indicação de consumo de duas a três xícaras um do chá ao dia.

Para tratar afecções da garganta e da boca, uma indicação e fazer gargarejos, com uma medida de 6 gramas da planta em um copo de água fervente.


fonte: http://www.tuasaude.com/ - http://www.plantasquecuram.com.br/ - http://www.remedio-caseiro.com/ 
Abraços, beijinhos! Falem comigo, ok? Vou adorar!


As fotos e imagens aqui publicadas, bem como seus direitos autorais, pertencem aos seus respectivos proprietários. A minha fonte de pesquisa de todas elas está citada em todos os posts. Caso você seja proprietário de alguma imagem e queira que o seu link seja mencionado, entre em contato comigo, para que eu possa fazer as devidas alterações. Se você levar alguma imagem, seja gentil e mencione sua fonte de pesquisa. PS: Neste blog ainda não se adotam as novas regras de ortografia