Pesquisar no blog

COMO CULTIVAR: Coléus

Coléus é uma planta tropical com folhas belamente desenhadas com as bordas dentadas ou adornadas. As folhas podem ter cores múltiplas, incluindo laranja, vermelho, marrom, roxo, verde, lime, amarelo, bege, salmão, etc. 
O coléus pode crescer tanto em ambiente interno como externo e fica lindo em canteiros, vasos ou cestas flutuantes.


Muitas pessoas cultivam o coléus como uma planta anual, todas as primaveras, mas essa planta é na verdade uma perene sensível. Com o tempo, o coléus pode tornar-se longilíneo e suas cores podem desbotar. Porém, com os cuidados adequados, essa plantinha pode durar várias estações.

Essa planta pode viver ao ar livre em áreas mais quentes, mas não sobreviverão se estiver muito frio. Se ela ficar em ambiente externo em algum recipiente, verifique a terra regularmente para que ela não resseque. Você pode ainda molhar suas folhas suavemente com um spray, para estimular um ambiente mais tropical.



Época de Plantio

Primavera e início do verão.

Requerimento de luz

Plante o coléus em uma área com sombra parcial ou luz solar indireta, após o período de frio. Caso o coléus esteja sendo cultivado em ambinete interno em um recipiente, ele ficará melhor com luz clara e indireta e pode ser plantado em qualquer época. Se ele ficar no sol muito forte, as cores de suas folhas desbotarão.



Como plantar Coléus

Essas plantas podem ser cultivadas facilmente a partir de cortes ou sementes. Se você já tem coléus, tire cortes com tesouras afiadas, deixe os cortes na água e eles devem enraizar dentro de alguns dias. Faça buraco de 2 a 4 dedos na terra, coloque um único corte e preencha o buraco. Pressione gentilmente o topo da terra para assentar a planta.

Se você for cultivá-los a partir de sementes, semeie-as na terra e pressione gentilmente. Mantenha a terra úmida e plante as mudinhas quando elas estiverem em torno de 10 dedos de altura. Molhe as novas plantinhas minuciosamente e coloque adubo por cima da terra para que a umidade possa ser mantida.



Poda

Para promover um crescimento cheio e com aspecto mais volumoso, retire os espinhos de suas flores azuis. Também dê algumas alfinetadas nos caules centrais para encorajar o crescimento de mais folhas e galhos. A planta pode também ser podada caso algum galho esteja danificado pelo sol ou pelo frio, e ele crescerá novamente mais cheio.



Manutenção do coléus

Cultive seu coléus em um ambiente quente, úmido e bem nutrido e ele recompensará com muita beleza em seu jardim ou lar.

Por se tratar de uma planta tropical, ela precisa de água regularmente para mantê-la feliz e saudável. Mantenha a terra molhada, mas não encharcada. Se a terra secar muito ou pegar sol demais, apenas regue e ela deve voltar ao normal. 

Adubação

Fertilize o coléus mensalmente com algum fertilizante com alto nível de nitrogênio



fonte: http://www.emporiodassementes.com.br/ - http://www.fazfacil.com.br/ - http://www.plantaornamental.com/ - http://www.ehow.com.br/ - http://diariodeumasementeira.blogspot.com.br/ - http://www.riototal.com.br/

Abraços, beijinhos! Falem comigo, ok? Vou adorar!


As fotos e imagens aqui publicadas, bem como seus direitos autorais, pertencem aos seus respectivos proprietários. A minha fonte de pesquisa de todas elas está citada em todos os posts. Caso você seja proprietário de alguma imagem e queira que o seu link seja mencionado, entre em contato comigo, para que eu possa fazer as devidas alterações. Se você levar alguma imagem, seja gentil e mencione sua fonte de pesquisa. PS: Neste blog ainda não se adotam as novas regras de ortografia