Quer seguir o Jardim da Terra? Digite seu e-mail aqui:

COMO CULTIVAR: Crocus ou Açafrão

O açafrão (Crocus sativus) é uma planta cultivada para a coleta dos estigmas (a parte da flor que recebe o pólen), que quando secos e moídos são uma especiaria utilizada em diversos pratos culinários, incluindo pratos famosos como a paella espanhola e a bouillabaisse francesa. 

Também é usado para colorir, aromatizar e dar sabor a alimentos como queijos, manteiga, molhos e bebidas. A planta possui um cormo subterrâneo de onde surgem as folhas e flores, que podem atingir de 15 a 30 cm de altura. 


Cada planta produz anualmente uma ou mais flores (até 5 flores) de cor violeta, rosa, vermelha ou branca. 

A especiaria açafrão, muitas vezes chamada de açafrão verdadeiro para distingui-la de imitações, é aromática e de sabor forte, e sendo um corante natural, tinge de amarelo os alimentos preparados com ela. Em alguns lugares o açafrão também é usado para fins medicinais e em perfumaria.


Descrição:

Originário do sudeste da Europa e sudoeste da Ásia, o açafrão, Crocus sativus L. (IRIDACEAE), é uma Planta bulbosa, de ciclo perene, com folhas finas e estreitas e flores roxas claras com três estiletes vermelho claros e três estames, com o ovário e os frutos desenvolvidos abaixo da superfície do solo.

O seu nome deriva do grego krokos (κρόκος), que significa açafrão ou açafrão amarelo tal como o hebreu karkōm, o armaico kurkama e o persa ou árabe kurkum.


Época de floração do crocus

Final do Inverno, Início da Primavera

Época de plantio do crocus

Calcule de seis a oito semanas antes de a primeira grande friagem. Esse é o melhor momento para efetivar seu projeto de plantio.


Requerimento de Luz do crocus

Sol ou meia sombra, climas frescos.

Solo para o plantio do crocus

Cultive preferencialmente em solo leve e bem drenado, moderadamente fértil e rico em matéria orgânica. 


Como plantar os bolbos de crocus

O açafrão não produz sementes, portanto o plantio é realizado exclusivamente por cormos jovens, que são produzidos pela planta todos os anos.

Os cormos devem ser colocados em valas, de forma a ficarem cobertos por 10 a 15 cm de terra. 

As linhas de plantio podem ficar espaçadas de 15 a 20 cm uma da outra e, em grandes plantações, algumas linhas de plantio devem ficar espaçadas por pelo menos 50 cm para permitir a movimentação dos trabalhadores que realizam os tratos culturais e a colheita. 

As plantas podem ficar distanciadas de 5 a 10 cm umas das outras.

O açafrão também pode ser cultivado em vasos e jardineiras. Geralmente são necessárias seis plantas para produzir açafrão suficiente para uso em uma receita de tamanho médio.


Adubação do crocus

Repita o processo de cobertura vegetal a cada outono. Se cuidados corretamente, os crocus podem durar até 20 anos.

Irrigação do crocus

Irrigue de forma a manter o solo sempre úmido nos meses de primavera, mas durante o verão a disponibilidade de água deveria ser mínima. No início do outono volte a irrigar, suspendendo novamente quando as flores começarem a surgir.



fonte: http://pt.wikihow.com/ - http://hortas.info/ - http://maosaterra.blogspot.com.br/ - http://manuaisdecultivo-plantamundo.blogspot.com.br/ - http://www.portaldojardim.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário