Quer seguir o Jardim da Terra? Digite seu e-mail aqui:

COMO CULTIVAR: Frésias ou Junquilho

As frésias são flores graciosas e perfumadas cultivadas a partir de bulbos. Elas são uma adição maravilhosa para arranjos de flores, e a maioria das pessoas as cultivam com o propósito de cortá-las para exibição. 

Elas podem ser cultivadas tanto no chão ou em um vaso, e florescerão cerca de 12 semanas após o plantio. Ao abrirem suas flores, elas ficarão assim por meses a fio.


Descrição:

Originária da África do Sul, as frésias não demoraram a se espalhar pelos jardins do mundo todo. Entre as suas características destacam-se o perfume agradável e sua estética delicada e frágil, com flores que aparecem na primavera e no inverno. 

Este tipo de flor também é conhecida pelos nomes de frésia ou junquilho, e elas atingem no máximo 30 cm de comprimento e são plantas ideais para corte, apreciadoras do frio e com propagação por meio de bulbos.

As flores das frésias são bastante resistentes, têm cores muito fortes, vivas e diversificadas e inflorescências recurvadas apenas de um lado. Suas folhas são lineares e longas, secando sempre depois do florescimento. Pela característica da resistência, o significado da flor é de proteção.


Época de floração das frésias

Florescem do inverno até a primavera e são mais cultivadas em regiões de invernos frios.

Época de plantio das frésias

Para cultivar as frésias, o ideal é iniciar o plantio dos bulbos durante o outono em canteiros bem ensolarados, porém com um clima ameno, pois a planta precisa de temperatura um pouco fria para que o processo de germinação ocorra. 

A partir disso o bulbo principal vai gerar novos bulbos laterais que se separam da planta matriz e se transformam em novos bulbos principais.



Requerimento de luz das frésias

Escolha um local que receba pleno sol. As frésias não vão florescer se forem plantadas na sombra. 

Elas precisam de pleno sol para prosperar e ter uma longa temporada de floração. 

Escolha um local de plantação que receba pleno sol por ao menos oito horas por dia.


Como plantar frésias em canteiros

Para o canteiro, revolver a terra em 10 a 15 cm, adicionar adubo animal de curral bem curtido, cerca de 3 kg/m2 e incorporar húmus de minhoca ou composto orgânico de folhas. Nivelar e plantar.

Regar a seguir.

A profundidade de plantio é de até 5 cm e o espaçamento entre 10 e 12 cm entre plantas e linhas.


Como plantar frésias em vasos

Para vasos, usar os de pequeno porte pode ser até os de plástico de cultivo e quando estiverem floridas poderá usar um cachepô ornamental.

Proteger o fundo do vaso com geomanta ou brita de granulometria média.

Por cima coloque areia úmida.

Preencha o vaso com uma mistura de composto orgânico ou húmus de minhoca com adubo granulado NPK formulação 4-14-8, cerca de 1 colher de sopa da medida para 1 kg de terra.

Coloque no vaso e regue.

Faça pequenos buracos com o dedo e insira o bulbo, arrumando terra à volta.

Mantenha em cultivo protegido até o início da brotação quando então levará para o sol.

Se plantar mudas já florescendo proceda do mesmo modo, somente que ela então terá torrão que você deverá acomodar no buraco da terra do vaso ou canteiro.


Adubação para a frésia

Uma boa adubação orgânica, com esterco bovino, por exemplo, também auxilia no desenvolvimento da planta. A proporção recomendada é de 2,5 kg de fertilizante para cada 30 m² de terra.




fonte: http://blog.giulianaflores.com.br/ - http://pt.wikihow.com/ - http://www.fazfacil.com.br/ - http://www.jardimdeflores.com.br/ - http://www.ehow.com.br/ - http://jardineriaplantasyflores.com/

2 comentários:

  1. uma informaçao por favor comprei bulbos de fresia do all express e chegou mes de agosto e moro no parana regiao quente so posso plantar outono como faço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Josefina, não tem problema. Você pode guardar seus bulbos até a época adequada. Você precisa somente colocá-los em uma caixa de sapato de papelão (não pode ser plástico) ou embrulhá-los em jornal. Depois é só guardar em um local bem seco. No outono você vai retirar seus bulbos da embalagem e colocá-los na luz, fazemos isso para quebrar a dormência, aí é só esperar alguns dias e do bulbo vai nascer uma folhinha verde. Isso será o seu sinal para plantar.

      Excluir