Pesquisar no blog

COMO CULTIVAR: Morangos

O morango é uma herbácea perene, rasteira e de pequeno porte, caracterizada por uma folha com três folíolos e pequenas flores brancas. 

Existem dois tipos de morangueiros: os remontantes (crescem continuamente entre Junho e Outubro) e os não-remontantes (produzem morangos apenas uma vez por ano entre Abril e Junho). 

Os primeiros devem ser plantados na Primavera e os segundos no final do Verão, preferencialmente em Agosto/Setembro. Apesar de murcharem no Outono, as raízes do morangueiro sobrevivem aos meses mais frios do ano para voltarem a florescer mal chegue a Primavera.



Época de Plantio

A melhor época para plantar as mudas de morango é antes de o clima ficar muito quente. Normalmente, isso ocorre no verão, depois que as plantas originais tenham crescido por alguns meses. As novas folhas começam a brotar no início da primavera e os estolhos já podem ser observados, ao mesmo tempo em que as flores começam a brotar, quando o solo se aproximar de 20 °C.

Requerimento de Luz

Deve ser cultivado a pleno sol, evitando a exposição a ventos moderados ou intensos. As flores e os frutos não suportam geada, granizo e chuvas intensas. Necessitam de muito sol direto, no mínimo 6 horas diárias, o que torna crucial uma escolha acertada do local para cultivo.



Escolha o vaso ou o local para plantar os morangos

O segundo passo é escolher o vaso ou o espaço ideal para cultivar os morangos. Como o morango é uma planta rasteira, é legal que ela seja cultivada em algum lugar mais alto ou em jardins verticais”.
Já pensou que linda a varanda do seu apartamento com um jardim vertical com morangos?

Embora você possa comprar vasos especiais para plantas de morando que tenham várias aberturas, não é necessário. Morangos podem crescer e produzir frutos em qualquer recipiente que tenha um bom solo (rico em matéria orgânica e esterco) e que receba luz suficiente.



Como plantar morangos

O morango é normalmente plantado do fim do verão ao fim do outono, dependendo do clima da região (mais cedo em regiões mais frias e mais tarde em regiões mais quentes). As cultivares de dias longos, cultivadas em regiões de clima temperado, são também plantadas na primavera.

O morango é plantado através de mudas oriundas dos estolhos (ou estolões) do morangueiro. O estolho ou estolão é um caule rastejante que cresce eventualmente lançando raízes e brotos, dando origem a novas plantas. 

Compre mudas de fornecedores no início da plantação e nos anos seguintes obtenha mudas dos estolhos destas plantas.

Corte os estolhos para a retirada das mudas quando estas estão bem desenvolvidas, cortando na metade do comprimento entre os brotos (as mudas) em cada estolho. 

Alguns horticultores esperam as mudas enraizarem antes de separá-las da planta-mãe, outros cortam assim que os brotos nos estolhos têm de 3 a 5 folhas. O espaçamento pode ser de 20 a 35 cm entre as plantas.

O morango também pode ser propagado a partir de sementes, mas este método é pouco usado, pois as mudas oriundas de sementes dificilmente têm as características das plantas progenitoras.

Além disso, as mudas oriundas de sementes demoram muito mais para crescer e começar a frutificar. A propagação através de sementes é mais utilizada por pessoas interessadas em obter novas variedades de morango.

Sendo uma planta pequena e de raízes relativamente pouco profundas, o morangueiro pode ser facilmente cultivado em vasos e jardineiras. O morango também é bastante cultivado em sistemas hidropônicos.
Colheita

Os morangos devem ser colhidos quando estão maduros, diariamente ou a cada dois dias. Colha cortando o talo, sem tocar no morango.

Os morangueiros são plantas perenes, mas produzem bem apenas por dois ou três anos. Assim, substitua as plantas a cada dois ou três anos (alguns horticultores substituem as plantas todos os anos).



Irrigação para o morango

Deve ser irrigado de forma a manter o solo sempre úmido, mas sem que fique encharcado.

Algumas dicas sobre morangos

Se você plantar seus morangos em uma cesta pendurada ou em um vaso de morango, lembre-se de girar o recipiente com frequência para que as plantas de trás também recebam luz suficiente.

Pássaros amam morango tanto quanto você. Se seus frutos estão sendo comidos pelos seus amigos penados, coloque uma rede sobre as plantas ou, cuidadosamente, coloque uma rede de galinheiro por cima do vaso sem constringir a planta.

Colha seus frutos assim que eles ficarem maduros; morangos que ficam no solo por muito tempo estragam.

Adicionar umas pitadas de grão de café no solo estimulará o nível de hidrogênio; adicione grãos de café se as folhas da planta estiverem verdes pálidas.

Certifique-se de que o vaso seja grande o suficiente para a planta. Se você vir as raízes saindo pelos furos de drenagem no fundo do vaso, é hora de colocar sua planta em um lugar maior.

Morangos se desenvolvem em um solo com pH entre 5.3 e 6.5, então escolha um solo com esse proporção. É uma boa ideia manter seu solo rico adicionando um pouco de adubo no recipiente uma vez por mês.

A maioria das plantas de morango se beneficia de um fertilizante de liberação temporária; você pode comprar solo com o fertilizante já misturado nele, ou você pode comprar o fertilizante separadamente e adicioná-lo ao solo.

A maioria das plantas de morango para de produzir frutos depois de 3 a 4 anos.

Seus morangos não precisam ficar completamente vermelhos para estarem maduros. O melhor indicador do amadurecimento é o sabor. Se eles estiverem firmes e doces, estão prontos para serem colhidos.


fontes: http://omeujardim.com/ - http://revistagloborural.globo.com/ - http://hortas.info/ - http://lar-natural.com.br/ - http://pt.wikihow.com/ - http://mulher.uol.com.br/ - http://www.ehow.com.br/
Abraços, beijinhos! Falem comigo, ok? Vou adorar!


As fotos e imagens aqui publicadas, bem como seus direitos autorais, pertencem aos seus respectivos proprietários. A minha fonte de pesquisa de todas elas está citada em todos os posts. Caso você seja proprietário de alguma imagem e queira que o seu link seja mencionado, entre em contato comigo, para que eu possa fazer as devidas alterações. Se você levar alguma imagem, seja gentil e mencione sua fonte de pesquisa. PS: Neste blog ainda não se adotam as novas regras de ortografia