Pesquisar no blog

COMO CULTIVAR: Portulaca ou Onze-horas

A Onze-horas é uma plantinha delicada. Originária da América do Sul, ocorrendo no Brasil, Argentina e Uruguai. É natural de zonas de clima temperado, com muita luminosidade e solos bem drenados. 

Também pode ser encontrada no sul da Ásia, sendo conhecida em Bangladesh como Time Fool (tempo bobo) por sua floração ocorrer próximo ao meio-dia. No Brasil, com a aproximação das 11 horas, elas começam a abrir-se plenamente.


Descrição:

Planta herbácea anual, de caule e folhas suculentas, rasteira, de pouca altura, em torno de 20 cm.

As folhas são pequenas, lineares e cilíndricas.As flores são vistosas nas cores branca, rosa, laranja, carmim, amarela e magenta.

Abrem perto do meio-dia, devido à luminosidade intensa. Floresce nas estações quentes.

Para os Estados do Sudeste e Sul é costume cultivá-la no verão, mas nos demais poderá ser cultivada o ano inteiro.

Tolera frio e também calor.


Época de Floração da Portulaca

A floração da onze-horas ocorre principalmente na primavera e no verão, durante os meses mais quentes do ano. As flores abrem e fecham diariamente, mantendo o ambiente colorido durante o período de luminosidade mais intensa.

Época de Plantio da Portulaca

O plantio deve ser feito durante o verão.


Requerimento de Luz

Como tolera geadas, a onze-horas pode ser cultivada em todas as regiões do país. Porém, ela precisa receber, pelo menos, quatro horas de sol por dia. O mais indicado é que o plantio da flor seja realizado em áreas abertas, com iluminação direta. 

Solo para cultivar a Portulaca

Solos férteis, permeáveis e irrigados, apesar de a onze--horas suportar terrenos levemente secos. O ideal é misturar uma parte de terra comum a uma parte de terra vegetal e duas partes de areia. 


Como plantar Portulaca em canteiros

Revolver a terra e adicionar a mistura acima, nivelando antes de plantar.

Abrir o buraco suficiente para acomodar o torrão, puxando a terra com as mãos ao seu redor e apertar de leve para fixar.

Para plantar em canteiros, usar o espaçamento de 10 cm entre plantas e 30 cm entre linhas.

Regar após finalizar.

Como plantar Portulaca em vasos


Colocar pedrinhas no fundo do vaso e areia úmida.

Colocar a mistura recomendada e plantar a muda, regando bem a seguir e nos próximos dias, depois espaçar as regas.

Para vasos usar 10 cm entre plantas para ficar com mais flores.


Irrigação da Portulaca

Durante o verão, as irrigações devem ser mais frequentes, pelo menos uma vez por dia. No inverno, podem ser mais espaçadas, a cada dois ou três dias. Evite molhar as flores abertas.

Fertilização da Portulaca

A adubação recomendada é a básica, com o uso de calcário, fórmula N, P, K 10-10-10 e matéria orgânica. A planta apresenta floração em abundância quando fertilizada.



fonte: http://revistagloborural.globo.com/ - http://www.fazfacil.com.br/- http://lojadojardim.com/ - imaginacaoativa.wordpress.com - http://hortas.info/ - http://comofazermudas.com.br/ - http://www.minhasplantas.com.br/ - http://www.tocadoverde.com.br/
Abraços, beijinhos! Falem comigo, ok? Vou adorar!


As fotos e imagens aqui publicadas, bem como seus direitos autorais, pertencem aos seus respectivos proprietários. A minha fonte de pesquisa de todas elas está citada em todos os posts. Caso você seja proprietário de alguma imagem e queira que o seu link seja mencionado, entre em contato comigo, para que eu possa fazer as devidas alterações. Se você levar alguma imagem, seja gentil e mencione sua fonte de pesquisa. PS: Neste blog ainda não se adotam as novas regras de ortografia