Quer seguir o Jardim da Terra? Digite seu e-mail aqui:

COMO PLANTAR: Ciclame

Muitos jardineiros amadores desistem de cultivar essas flores por considerá-las muito complexas. Entretanto especialistas afirmam que o seu cultivo pode ser bastante simples, a partir do momento em que se compreende o seu processo de desenvolvimento. 


Descrição:

Os Cíclames atingem 20 a 30 cm/s e possuem belas folhas de tom verde escuro em forma de coração, com traços finos de fios verde claro ou prateados. As flores, parecidas com uma borboleta pousada de asas juntas, podem ser simples ou duplas e sobressaem acima da folhagem em tons que vão do branco, ao vermelho, lilás, rosa, salmão ou que podem possuir mais do que uma cor.

O ciclame é uma planta de ciclo de vida perene, mas, perdem as folhas, quando entra em dormência vegetativa. Por esse motivo, tem sido cultivada como planta anual.

Época de floração do ciclame

A primeira floração surge em geral de na primavera, podendo repetir-se a floração ao longo do ano até ao fim do Verão.

Época de Plantio do Ciclame

As sementes ou tubérculos deveram ser plantados no fim do verão.


Requerimento de Luz do Ciclame

Gosta de luz indireta, de sombra ou de sol parcial. Resulta bem quando colocado à sombra sob arbustos e à volta de árvores com copa frondosa. Enquanto tiver flores a planta deve ser colocada num local luminoso embora com luz indireta.

Solo para cultivar o Ciclame

É essencial que o solo drene bem e que seja organicamente rico. 

Se a terra em que está plantado for muito pesada e pouco porosa, acrescente areia ou gravilha fina e junte material orgânico (folhas em decomposição) para ajudar a torná-lo mais adequado. 

Nos canteiros, junte uma misture de pedrisco ao solo para permitir o escoamento mais eficiente das águas de rega.


Como plantar sementes de ciclame

A planta propaga-se por sementes, semeadas em tabuleiros.

As sementes deverão ser plantadas no início do inverno.

O substrato deverá ser rico em material orgânico e totalmente drenável, além de mantido com boa umidade relativa, sem encharcamento.

Os tabuleiros (bandejas de vegetação) deverão ser colocados em locais protegidos da luz direta do sol.

Quando as plantinhas apresentarem-se com estrutura suficiente para suportar o transplante, deverão ser repicadas para seus vasos definitivos.

As plantas produzidas a partir de sementes deverão ser mantidas em locais com clima ameno e luminosidade filtrada, pois, as mesmas irão florescer, em média, com 15 meses de idade.

A partir 14º mês, aclimatar as plantas a lugares um pouco mais quentes, bem como, a maior claridade, para estimula-las à floração.


Como plantar os tubérculos de ciclame

Quando o tubérculo iniciar a emissão de folhas, cortar em pedaços desde que, cada pedaço contenha no mínimo uma gema.

Colocá-los semi enterrados em areia, para brotação.

Após brotação, plantar em vasos definitivos, com substrato rico em material orgânico, totalmente drenável.

Como comprar seus Ciclames

Quando adquirir um Ciclame verifique se existem junto ao solo botões de flores, sinal de que a planta está em pleno processo de desenvolvimento. 

Os Ciclames adquiridos em viveiros e nas floristas são da família C. persicum. O C. coum é uma das espécies mais resistentes e produz flores brancas, cor de rosa ou vermelhas. O C. hederifolium é outra das espécies resistentes de Ciclame que no Verão ou no Outono produz flores brancas ou cor de rosa com 
um centro escuro.


Vaso ou canteiro de ciclames?

Adaptam-se muito bem em canteiros, bordejando caminhos ou ainda em vasos dentro de casa. Apesar de ser vendida principalmente como planta de interior, o Ciclame de florista pode também ser plantado no exterior onde chega a dar flor todo o ano, desde que a temperatura não desça abaixo dos - 6 graus centígrados.


Como regar seus ciclames

Necessita de rega regular mas não em demasia enquanto estiver a crescer ativamente e a florescer. 

Coloque o vaso num prato cheio de gravilha úmida para proporcionar à planta a umidade extra de que necessita. 

Durante o período de floração, mantenha o solo sempre úmido, não permitindo nunca que seque.

Quando regar, utilize sempre água morna (água tépida - teste colocando o dedo na água, se você suportar está na temperatura ideal) e nunca regue em excesso, permitindo apenas que a gravilha fique úmida e que a água evapore lentamente.

Como Adubar o ciclame

Durante a floração utilizar mensalmente fertilizante líquido para plantar bulbosas.

Para o replante anual do ciclame, é preciso trocar a terra: utilize uma parte de terra, uma parte material orgânico e uma parte de areia fina. Utilize adubo NPK de 4-14-8 de acordo com as quantidades indicadas no rótulo.


Como cuidar de seus ciclames

Remova sempre as flores secas ou murchas, desde o ponto de origem da flor e durante todo o período da floração.

À medida que as flores desaparecem, corte as pontas à planta e fertilize com frequência de preferência com uma solução líquida, até que surjam folhas novas e flores.

Quando as folhas começarem a secar, pare de fertilizar e reduza a quantidade de água gradualmente, permitindo que o tubérculo permaneça não ativo durante algum tempo para poder descansar e reforçar-se - atenção, este aspecto é importante!

Quando o solo estiver completamente seco e todas as folhas tiverem desaparecido, coloque o vaso num local fresco e protegido do sol, durante 6 a 12 semanas pelo menos.

Retire o tubérculo do vaso e replante substituindo com terra nova, deixando o tubérculo semi enterrado em 1/3 ou mesmo pela metade.

Quando deste tubérculo começarem a surgir novas folhas, recomece a rega e fertilize mensalmente até que as flores apareçam na forma de botão. A partir daqui recomeça-se o ciclo anual de desenvolvimento do Ciclame.


fontes: http://www.cuidar.com.br/ - http://comofazermudas.com.br/ - http://blog.giulianaflores.com.br/ - http://bolotasguardadas.blogspot.com.br/ - http://www.fazfacil.com.br/ - http://plantas-ornamentais.blogspot.com.br/ - http://revistacasaejardim.globo.com/ - http://www.cultivando.com.br/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário