Quer seguir o Jardim da Terra? Digite seu e-mail aqui:

COMO CULTIVAR: Agapantos

Popularizado no Brasil pelo paisagista Roberto Burle Marx, na década de 50, o agapanto logo se tornou uma das plantas mais usadas na urbanização. 

As serras fluminenses de Teresópolis e Petrópolis estão enfeitadas de canteiros azulados e mesmo no frio da Serra Gaúcha essa flor africana vai bem. 

Com híbridos cada vez mais resistentes — como “Liliput”, “Blue Giant”, "Loch Hope", "Irving Cantor" e “Castle of Mey” —, o agapanto pode ser encontrado enfeitando tudo que é canto do Brasil com sua folhagem grande, vistosa e resistente.


Descrição:

O Agapanto produz belas inflorescências, de formato globular, composto por flores de uma só cor e atende ao segmento de flores cortadas. 

A inflorescência cresce na extremidade da haste, que chega a alcançar mais de um metro de altura, e apresenta alta durabilidade depois de cortada, sendo muito utilizada, por isso, em arranjos florais diversos.

O agapanto gera flores comumente azuis, mas também há variedades de florada branca ou roxa. 

Em comum, todas possuem o formato de buquê característico da espécie, com folhas finas e longas.


Época de Floração Agapanto

As flores dessa espécie originária do sul da África surgem no final da primavera e início do verão.

Época de Plantio do Agapanto

Se for semear, faça-o entre a primavera e o outono, em uma mistura de terra e composto orgânico em partes iguais. 

Caso prefira multiplicar a planta por divisão de touceira ou rizomas, prefira um dia fresco do final do inverno,para que a planta tenha produzido raízes suficientes antes do tempo mais quente.


Requerimento de luz do Agapanto

Sol pleno.

Como plantar Agapanto

Passo 1: Faça uma cova com uma profundidade pequena, que caiba exatamente a muda de agapanto que você vai plantar. Como cada muda vai variar um pouco de tamanho, o ideal é que você cave os buracos separadamente e de acordo com cada muda.

Passo 2: Prepare o solo do seu canteiro misturando o adubo de animal de curral do tipo bem curtido na proporção de 3 quilos de adubo para cada metro quadrado de plantação e acrescente também 100 mg de farinha de ossos para cada metro quadrado de plantação. É importante que essa mistura seja bem feita. Os dois materiais você encontra em qualquer loja de jardinagem.

Passo 3: Coloque as mudas na cova e cubra com a terra já preparada deixando de 1 a 2 centímetros de terra por cima da sua plantação.

Passo 4: Regue bem cada canteiro deixando uma certa umidade
 nos primeiros dias, para que a muda germine na terra com mais propriedade.


Irrigação do Agapanto


As regas devem ser contínuas, para manter a terra sempre úmida, mas nunca encharcada. Se for cultivar o agapanto em vaso, faça uma grossa camada de drenagem o fundo, para que a água sobressalente das regas não fique empoçada nas raízes.


Adução do Agapanto

Fazer a preparação do canteiro para a implantação do agapanto com a mistura de adubo de animal de curral bem curtido cerca de 3 kg/m2, 100g/m2 de farinha de ossos misturando bem.

Para fazer a preparação do vaso misture em um balde composto orgânico e adubo NPK formulação 4-14-8, cerca de 100 gramas para cada 20 kg de terra.

Pode colocar torta de mamona também, cerca de 250 gramas para a mesma quantidade de terra.

Para adubação anual: Adube-a no fim do inverno ou no início da primavera. Use um adubo de liberação lenta.




fonte: http://pt.wikihow.com/ - http://jardinet.blogspot.com.br/ - http://www.tecnologiaetreinamento.com.br/ - http://plantas-ornamentais.blogspot.com.br/ - http://www.minhasplantas.com.br/ - http://www.fazfacil.com.br/ - http://flores.culturamix.com/ - http://www.cpt.com.br/ - http://www.ehow.com.br/

5 comentários:

  1. Respostas
    1. Oi Maria, os links que você colocou para acesso estão todos com problema, não consegui acessar sua página.

      Excluir
  2. Oi Maria Eduarda, obrigada! Vou entrar em contato sim! Se quiserem sugerir artigos é só falar que posto aqui. Abraços e obrigada por seguir o blog!

    ResponderExcluir
  3. Olá bom dia!!
    Tenho um Agapanto no vaso, mas nas folhas mais velhas surgiram algumas manchas brancas, parece falta de pigmento!! Como devo tratar esse problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gerice, parece que se trata de fungos. Mas, é bom você observar se não existem pequenos bichinhos brancos em baixo das folhas. Bom, se for fungos mesmo vamos fazer um teste: Doenças fúngicas não conseguem proliferar se o pH na superfície da folha é superior ou igual a 8.4. E o bicarbonato faz justamente isso, ele aumenta o pH da superfície onde for borrifado. Em uma diluição de 1 colher de sopa em 1 litro da água geralmente é o suficiente para eliminar o oídio, o míldio, pinta preta, entre outros. Pode-se adicionar a mesma proporção (1 colher de sopa) de sabão de coco ralado para aumentar a eficiência. Caso não elime as manchas brancas, volte a postar aqui para eu poder te passar mais dicas. Aguardo o resultado! Abraços. Ps. desculpe a demora, eu estava doentinha...

      Excluir