Quer seguir o Jardim da Terra? Digite seu e-mail aqui:

COMO CULTIVAR: Quaresmeira

A Quaresmeira também é conhecida como cuipeúna, manacá-da-serra, flor-de-maio, flor-da-quaresma, jacatirão-de-capote e pau-de-flor.

Árvore de pequeno porte, até 12,0 m, ramos quadrangulares e forma de sombrinha. Quando nova tem aparência de um arbusto.

As folhas perenes são verde-escuras rijas e pubescentes em ambas as páginas.

As flores são solitárias, grandes, vistosas e duráveis. Desabrocham com a cor branca e gradativamente vão se tornando violáceas, passando pelo rosa. Esta particularidade faz com que na mesma planta sejam observadas flores de três cores.

Em parque e jardins seu florescimento surpreende a todos pelo colorido vistoso e pode ser usada em pequenos jardins com belo efeito ornamental.



Época de floração da quaresmeira

Florescimento no final do inverno e também no outono, sendo esta a que produz mais flores.

Época de Plantio

O ano todo em clima quente.


Requerimento de Luz

Sol Pleno.

Como plantar quaresmeira


Ao plantar a muda, cave um buraco de profundidade bem maior que o do torrão da planta e preencha-o com uma mistura de terra, areia grossa e fertilizante orgânico. 

Assim a planta terá um bom espaço de terra fofa para crescer, os nutrientes necessários e uma boa drenagem, que evita o encharcamento excessivo na época das chuvas, coisa que pode causar o aparecimento de fungos na planta.
Plante-a em local bem ensolarado para que possa realizar fotossíntese durante quase todo o dia e assim crescer melhor.
Irrigue-a diariamente, principalmente durante o primeiro ano que a planta ainda tem um porte pequeno. 

Árvores grandes quando mais velhas têm a capacidade de armazenar água e sobreviver semanas sem uma irrigação, porém quando novas crescem muito melhores se devidamente regadas.

É uma planta que tolera o frio, porém não extremo/congelante. Evite-a se você mora em cidades onde a temperatura cai abaixo de 0 graus em algumas épocas do ano pois isso pode congelar e matar essa árvore facilmente.


Irrigação da quaresmeira

No primeiro ano de vida pede irrigação diária, sem encharcar.
Após, este período duas vezes na semana.


Adubação da quaresmeira

Fertilizar anualmente com 10 litros de esterco e 100 gramas de NPK 10.10.10.
Utilize cobertura morta (resto de capina, folhas mortas, casca de pinus ou serragem ao redor da planta) que aumenta a disponibilidade de água e ajuda no seu desenvolvimento.



fontes: http://franzjardinagemepaisagismo.blogspot.com.br/ - http://www.fazfacil.com.br/ - http://www.cuidar.com.br/ - http://plantas-ornamentais.blogspot.com.br/ - http://www.tocadoverde.com.br/ - http://www.jardineiro.net/ - http://www.apremavi.org.br/ - http://jardinagemepaisagismo.com/

14 comentários:

  1. Quero saber se a quaresmeira multiplicam por estaquia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi JD Viola, desculpe a demora querido! Não percebi que não havia te respondido. Vamos lá: A resposta é sim, siga os seguintes passos: 1º Corte aproximadamente 10 cm de um ramo semi-lenhoso, 2º Use um bisturi ou um canivete bem afiado para não machucar muito da planta, 3º Enterre a estaca em areia e vermiculita e mantenha esse substrato sempre úmido, mas não encharcado, 4º Cubra a muda com plástico, para criar uma mini estufa, 5º Use um fluido enraizador para facilitar o processo, mas é opcional, 6º Deixe o saquinho com a muda enraizar bem e depois transplante para o local definitivo conforme informei neste artigo.

      Excluir
    2. Elaine, vou tentar fazer mudas por estarquia, descobri uma rua próximo de minha casa que tem das duas especias, e rosa e a roxa, se der certo, posto o resultado.

      Excluir
  2. Oi JD Viola, desculpe a demora querido! Não percebi que não havia te respondido. Vamos lá: A resposta é sim, siga os seguintes passos: 1º Corte aproximadamente 10 cm de um ramo semi-lenhoso, 2º Use um bisturi ou um canivete bem afiado para não machucar muito da planta, 3º Enterre a estaca em areia e vermiculita e mantenha esse substrato sempre úmido, mas não encharcado, 4º Cubra a muda com plástico, para criar uma mini estufa, 5º Use um fluido enraizador para facilitar o processo, mas é opcional, 6º Deixe o saquinho com a muda enraizar bem e depois transplante para o local definitivo conforme informei neste artigo.

    ResponderExcluir
  3. Elaine, tudo bem? me ajude, já comprei 2 mudas desta árvore e morreu, e agora comprei outra, pois sou apaixonada por esta árvore, ela esta indo bem, mas logo as folhas começam a amarelar e cai, ja fiz de tudo, tem 6 meses que plantei e ela não cresceu pois as folhas vão amarelando e cai, os brotinhos secam, dizem que é o sol que esta maltratando ela, mais ñ sei quero minha planta crescendo forte e sadia, me da um help veja a foto dela em meu blog, http://arvorecoresmeira.blogspot.com.br/ estou colocando borra de café, casca de alho cebola um monte de receitinhas que acho mas queria muito saber por que ela ñ vai pra frente, abçs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elvis! Não acredito que seja o sol, pois esta planta requer sol pleno ou meia sombra para sobreviver. Fiquei imaginando se você preparou bem a terra para o plantio. Ela precisa de terra fina e fofa até crescer. Também precisa de um bom substrato. Mas, veja bem, você pode até jogar a borra de café e a casca de banana ou outras cascas, mas não pode ser sempre pois muito adubo pode causar proliferação de fugos, bactérias que vão fazer sua planta amarelar e morrer. O ideal é adubar de dois em dois meses e é necessário uma pequena quantidade. Estou com a impressão que talvez você esteja adubando demais sua planta. No início você precisa regar a sua planta todos os dias, até ela ficar crescer totalmente. Pelo que vi na foto, você deve colocar mais ou menos 3 copos de água nela, pois não podemos encharcar a suas raízes, senão elas irão apodrecer. Antes de irrigar verifique se o solo já não está molhado ou úmido, pois se estiver não precisa aguar novamente.

      Excluir
  4. Olá. Gostaria de saber se posso cultivá-la em vaso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kátia! Pode sim, recomendo um vaso grande de no mínimo 30cm de diâmetro.

      Excluir
  5. Me foi dito em outro blog que a melhor forma seria plantar a semente da flor assim que cair, não procede?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, procedi sim! Porém, transplantar as mudas é o procedimento mais rápido. As mudas compradas foram plantadas através de sementes tratadas e produzirão árvores melhores.

      Excluir
  6. É A SEGUNDA QUARESMEIRA QUE EU PLANTO. A PRIMEIRA MORREU E A SEGUNDA TA MORRENDO.EU COMPREI MUDAS GRANDES SÃO BONITAS DEPOIS COMEÇA A CAIR AS FOLHAS.A PRIMEIRA CAIU AS FOLHAS TODAS ATÉ SECAR E A SEGUNDA TA COM POUCAS FOLHAS. O QUE EU COLÓCO PARA NÃO MORRER.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CIDO, JÁ COMPREI 3, AS 3 MORRERAM, NÃO COMPRE PLANTAS ADULTAS, ELAS ESTRANHA O LUGAR ONDE PLANTAR DEPOIS, FALO POR EXPERIÊNCIA PRÓPRIA, TENTE EM SUA CIDADE UMA MUDA PEQUENA, OU USE AS DICAS DA AMIGA AI.

      Excluir
  7. Eu simplesmente amo plantas e a quaresmeira e uma das favoritas pois sempre esta com flor tenho varias cores delas, estou tentando fazer mudas da colorida rosa/branco consegui fazer a estaca brotar na mini estufa com garrafa pet mas a duvida e quanto tempo eu tenho que manter a muda na mini estufa, a estaca brotou com uma semana e meia e agora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, a regra é a seguinte, quando você observar que ela já está com raízes com cerca de 1cm você já pode mudar elas para o local definitivo. Assim elas já poderão absorver os nutrientes da terra nova.

      Excluir