Pesquisar no blog

COMO CULTIVAR: Quaresmeira

A Quaresmeira também é conhecida como cuipeúna, manacá-da-serra, flor-de-maio, flor-da-quaresma, jacatirão-de-capote e pau-de-flor.

Árvore de pequeno porte, até 12,0 m, ramos quadrangulares e forma de sombrinha. Quando nova tem aparência de um arbusto.

As folhas perenes são verde-escuras rijas e pubescentes em ambas as páginas.

As flores são solitárias, grandes, vistosas e duráveis. Desabrocham com a cor branca e gradativamente vão se tornando violáceas, passando pelo rosa. Esta particularidade faz com que na mesma planta sejam observadas flores de três cores.

Em parque e jardins seu florescimento surpreende a todos pelo colorido vistoso e pode ser usada em pequenos jardins com belo efeito ornamental.



Época de floração da quaresmeira

Florescimento no final do inverno e também no outono, sendo esta a que produz mais flores.

Época de Plantio

O ano todo em clima quente.


Requerimento de Luz

Sol Pleno.

Como plantar quaresmeira


Ao plantar a muda, cave um buraco de profundidade bem maior que o do torrão da planta e preencha-o com uma mistura de terra, areia grossa e fertilizante orgânico. 

Assim a planta terá um bom espaço de terra fofa para crescer, os nutrientes necessários e uma boa drenagem, que evita o encharcamento excessivo na época das chuvas, coisa que pode causar o aparecimento de fungos na planta.
Plante-a em local bem ensolarado para que possa realizar fotossíntese durante quase todo o dia e assim crescer melhor.
Irrigue-a diariamente, principalmente durante o primeiro ano que a planta ainda tem um porte pequeno. 

Árvores grandes quando mais velhas têm a capacidade de armazenar água e sobreviver semanas sem uma irrigação, porém quando novas crescem muito melhores se devidamente regadas.

É uma planta que tolera o frio, porém não extremo/congelante. Evite-a se você mora em cidades onde a temperatura cai abaixo de 0 graus em algumas épocas do ano pois isso pode congelar e matar essa árvore facilmente.


Irrigação da quaresmeira

No primeiro ano de vida pede irrigação diária, sem encharcar.
Após, este período duas vezes na semana.


Adubação da quaresmeira

Fertilizar anualmente com 10 litros de esterco e 100 gramas de NPK 10.10.10.
Utilize cobertura morta (resto de capina, folhas mortas, casca de pinus ou serragem ao redor da planta) que aumenta a disponibilidade de água e ajuda no seu desenvolvimento.



fontes: http://franzjardinagemepaisagismo.blogspot.com.br/ - http://www.fazfacil.com.br/ - http://www.cuidar.com.br/ - http://plantas-ornamentais.blogspot.com.br/ - http://www.tocadoverde.com.br/ - http://www.jardineiro.net/ - http://www.apremavi.org.br/ - http://jardinagemepaisagismo.com/
Abraços, beijinhos! Falem comigo, ok? Vou adorar!


As fotos e imagens aqui publicadas, bem como seus direitos autorais, pertencem aos seus respectivos proprietários. A minha fonte de pesquisa de todas elas está citada em todos os posts. Caso você seja proprietário de alguma imagem e queira que o seu link seja mencionado, entre em contato comigo, para que eu possa fazer as devidas alterações. Se você levar alguma imagem, seja gentil e mencione sua fonte de pesquisa. PS: Neste blog ainda não se adotam as novas regras de ortografia