Quer seguir o Jardim da Terra? Digite seu e-mail aqui:

COMO CULTIVAR: Samambaias em vasos

As samambaias são lindas plantas de crescimento rápido que ficam muito bem no corredor de uma casa ou como protagonistas penduradas na decoração de um jardim. As samambaias são muito resistentes e proporcionam luminosidade aos espaços graças à sua característica cor verde.

São adequadas a qualquer ambiente, tanto residencial como empresarial.

Vasos de médio e grande porte de cerâmica são os melhores para as plantas, podendo ser decorados ao gosto do cliente.

Também é possível cultivar no vaso de plástico preto e colocar dentro de um cachepot bonito e elegante, sem prejuízo para a planta.


Época de plantio da samambaia

O ideal é plantar a samambaia no outono ou primavera.

Requerimento de Luz

Meia Sombra.

Para as plantas do tipo chifre-de-veado (Platycerium), avencas (Adiantum), asplênios (Asplenium) e outras samambaias, a luz é fator muito importante, pois necessitam para fazer a fotossíntese.

Mas a luz direta do sol tende a queimá-las. Seu cultivo na rua poderá ser feito sob ripados, com sombra de mais de 50%, sob árvores, em varandas com sol pela manhã.

Dentro de casa, junto a janelas sem sol direto em cima, também podemos colocar de modo a que a luz solar seja coada por cortinas.


Solo para o cultivo de samambaias

Solo levemente úmido, rico em matéria orgânica e os substratos devem ter esta composição: composto orgânico completo, areia e turfa.

O composto orgânico completo é feito de resíduos vegetais de poda e cascas de frutas, hortaliças acrescentando adubo animal de curral curtido, areia e terra.


Como plantar samambaias

Com o substrato preparado faça um buraco duas vezes maior e mais profundo que o tamanho da planta. Depois de colocada, compacte o solo delicadamente e regue.

Irrigação para samambaias

As regas devem ser frequentes, mantendo o substrato levemente úmido, mas não encharcado.
Por isto, a presença da areia no substrato é fundamental, evitando que as raízes fiquem apodrecidas.

No inverno poderemos reduzir a quantidade de regas e no verão, em dias quentes poderemos colocar água no aspersor e passar uma nuvem sobre elas, propiciando o clima úmido de sua preferência.


Adubação para samambaias

Para suplementação poderemos usar uma colher de sopa de adubo granulado tipo NPK formulação 10-10-10 para uma garrafa de 2 litros de água, sacudindo bem para dissolver.

Colocar no substrato da planta, evitando tocar nas folhas.

Adubos foliares também podem ser usados, mas com muito cuidado, pois tendem a queimar as folhas delicadas.




fonte: http://www.fazfacil.com.br/ - http://casa.umcomo.com.br/ - http://mulher.uol.com.br/ - http://pt.wikihow.com/ - http://mdemulher.abril.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário