Quer seguir o Jardim da Terra? Digite seu e-mail aqui:

DICA DO DIA: Como fazer o arranjo de flores durar mais


Pingue álcool na água de vasos de flores. Além de eliminar o mal cheiro, elas duram mais.
– Flores viçosas:
As flores permanecerão viçosas por mais tempo quando à água do vaso forem acrescentadas 2 colheres (sopa) de vinagre e 2 colheres (sopa) de açúcar.

Coloque as flores no vaso somente depois que a água estiver na temperatura ambiente. Elas lhe darão alegria por muito mais tempo!



COMO CULTIVAR: Gerânios

O gerânio é originário da África do Sul, mas depois de mais de um século de trabalho em cima dessa espécie, já não se sabe mais a origem das plantas comercializadas. Porém sabe-se que, atualmente, é a planta de vaso mais vendida em todo o mundo, e a terceira planta mais vendida no total!

Para entender o sucesso dessa planta basta ver as fotos, e fica claro porque ela é tão apreciada: As flores e as folhas tem o contraste ideal, que pode ser visto de longe. Além disso, após anos de hibridização, os gerânios que antigamente eram muito grandes ficaram compactos, ideias para combinações com outras flores.




Características:

O gerânio-pendente é uma planta muito utilizada no paisagismo, devido à beleza de suas flores em formato de mini-buquês coloridos, e à sua folhagem recortada, bastante ornamental. É uma planta perene
Os gerânios compões um grande grupo hortícola de arbustos de textura semi-herbácea, abrangendo inúmeras variedades hortícolas de Pelargonium zonale ePelargonium inquinans.





Época de Floração do Gerânio

Suas flores surgem na primavera-verão, e possuem diversas colorações.


Época de Plantio do Gerânio

Inverno

Requerimento de Luz

Meia Sombra, Sol

Dimensões

As plantas possuem aroma forte típico, alcançando 60 a 90 cm de altura, com ramos suculentos, às vezes com uma mancha na folha chamada de “zona” ou “ferradura” de contorno, ou com variegação

Instruções de Plantio do Gerânio

Pode ser plantado em vasos suspensos ou em jardineiras, com substrato leve e com base orgânica.
As sementes de gerânio devem ser enterradas apenas o suficiente para que fiquem cobertas. A temperatura ideal do solo varia entre 22°C e 24°C. Temperaturas baixas atrasam a germinação e temperaturas muito altas podem fazer com que as sementes entrem em dormência. Evite plantar no auge do verão! Em condições ideais espere os primeiros sinais de germinação após 3 a 4 dias. Uma vez estabelecidas as mudas, diminua a rega e deixe o solo secar antes de molhar novamente. Os gerânios são sensíveis à alta umidade e as raízes precisam de altos níveis de oxigênio para se desenvolver bem.


Manutenção do Gerânio


Mantenha regas regulares. Quando o solo estiver seco, regue novamente com água em abundância.
É aconselhável que você remova as flores já mortas para estimular o crescimento de novas flores. além de melhorar a estética da planta.
Apesar de ser uma planta perene, ela pode ser encarada como anual. É recomendada a renovação do canteiro após alguns anos, já que a planta passa a perder suas boas características.

fonte: http://www.emporiodassementes.com.br/ - http://www.cultivando.com.br/ - 



COMO CULTIVAR: Sávia

As sálvias, também chamada de alegria-dos-jardins, é um gênero de diversas plantas anuais e perenes muito utilizadas em canteiros e jardins públicos. Nativa predominantemente de regiões tropicais (inclusive Brasil!), pode ser plantada em praticamente qualquer região do país e é excelente para atrair beija-flores, que são os grandes responsáveis pela polinização desta espécie. Confira a seleção que temos, incluindo a sálvia azul!




Características

A sálvia é uma das plantas mais atraentes para beija-flores, que irão aparecer em seu jardim buscando alimento nessas lindas flores! Além disso são altamente resistentes ao calor e florescem quase o ano inteiro.
A Sálvia comum, também chamada de alegria-dos-jardins, é uma planta perene mas tipicamente cultivada como anual em canteiros. Nativa do Brasil, atualmente é utilizada ao redor do mundo devido a seu longo período de floração. 
As folhas são brilhantes, verde escuro, elípticas e dentadas, típicas de plantas tropicais resistentes ao sol. As flores crescem em hastes coloridas bem acima da folhagem. 
A sálvia é muito florífera e ao mesmo tempo extremamente resistente ao calor e umidade. Todas as cores da série são uniformes e florescem juntas.
As flores não possuem nenhuma fragrância especial, porém atraem muitos beija-flores, que são os principais responsáveis pela polinização desta espécie. São umas das melhores plantas para colocar próximo de bebedouros, caso você queira atrair estes pássaros para seu jardim!
É uma planta cultivada desde a antiguidade para fins medicinais. Suas folhas são usadas como tempero e para fazer chá, e é também muito cultivada como planta ornamental em jardins. Há vários cultivares desta planta, com folhas e flores de diversas cores.



Época de Floração da Sálvia
Ficam bem em qualquer jardim ensolarado e florescem o ano inteiro, exceto em lugares muito frios.
Época de Plantio da Sálvia
Primavera e Outono
Requerimento de Luz
Sol
Dimensões da Planta
20 cm de altura por 25 cm de largura
Instruções de Plantio da Sálvia
As sementes de sálvia precisam de luz para germinar, portanto não enterre-as. Pressione as sementes no solo de forma que fiquem expostas, e mantenha em local iluminado. Temperatura ideal do solo entre 22°C e 25°C. A germinação ocorre dentro de 4 a 10 dias e neste período é necessário manter o substrato úmido o tempo inteiro. Após a formação do primeiro par de folhas mover a planta gradualmente para um local onde receba luz solar direta.
fonte: http://www.emporiodassementes.com.br/ - http://hortas.info/ - http://www.loucospornatureza.com.br/

COMO CULTIVAR: Alho

Vamos plantar alho? Eu adoro! Uso em quase todos os pratos quentes e salgados que preparo. 

O alho pode ser consumido tanto cru quanto cozido ou assados e é comumente utilizado no preparo de temperos ou condimento em diversos tipos de pratos culinários devido ao seu sabor marcante. Embora menos utilizados, as folhas jovens, os escapos (caules das flores), as flores, os bulbilhos que surgem junto as flores e as sementes também podem ser consumidos.









Características do Alho

Muito utilizado popularmente para fins medicinais, alguns estudos indicam que o consumo regular de alho oferece benefícios cardiovasculares, além de possuir outras propriedades medicinais benéficas. No entanto, o consumo de alho produz um odor característico no corpo e mau hálito. Pessoas que ingerem regularmente ácido acetilsalicílico ou outras substâncias anticoagulantes devem evitar o consumo de alho, pois pode haver um aumento do risco de sofrer hemorragias.

O alho também pode ser usado como pesticida natural, sendo comum o uso de extratos ou macerados de alho para combater algumas pragas em hortas e pequenas plantações.

Época de Plantio do Alho

Geralmente o plantio é realizado no outono. Em regiões mais frias, pode ser plantado no fim do verão, no começo do outono ou no início da primavera. Em regiões com inverno ameno, o plantio pode ser feito no outono ou no inverno. Normalmente as melhores cabeças são colhidas de plantas que foram plantadas durante o outono. Para cultivo em regiões mais quentes, os dentes podem ser armazenados sob refrigeração (0°C a 10°C) por um ou dois meses antes do plantio ser realizado (o período adequado de refrigeração varia com o cultivar)

Requerimento de Luz

SOL. O alho precisa receber luz direta ao menos 4 horas diárias.

Plantio do Alho

O alho pode ser cultivado a partir de sementes, mas é muito mais comum plantar os dentes do alho. Em plantações comerciais é recomendado separar os dentes por tamanho, pois o plantio de dentes de mesmo tamanho tende a produzir plantações mais uniformes. Em pequenas plantações domésticas, isso é menos importante. Dentes muito finos, danificados ou com sinais de apodrecimento devem ser descartados.




Plante cada dente no local definitivo a uma profundidade de 3 a 5 cm (pode chegar a ser 8 cm ou mais em regiões de inverno rigoroso). Os dentes também podem ser plantados em bandejas ou sementeiras, sendo transplantados após brotarem. É muito importante plantar os dentes na posição correta, com a parte mais fina do dente voltada para cima. O espaçamento pode ser de 25 a 30 cm entre as linhas de plantio, e 10 cm entre as plantas. Em pequenas plantações, sem linhas de plantio, o espaçamento pode ser de 15 a 18 cm entre as plantas. Espaçamentos maiores que estes propiciam que as plantas gerem cabeças maiores, mas a produtividade por área diminui. O alho também pode ser cultivado facilmente em vasos e jardineiras. O solo deve estar sempre úmido.


Colheita do Alho

A colheita do alho ocorre de 16 a 36 semanas após o plantio, dependendo do cultivar utilizado, da região onde o plantio é realizado, da época do ano, etc.




fonte: http://www.umcomo.com.br/ http://hortas.info/ -