Pesquisar no blog

COMO CULTIVAR: [SÉRIE] PIMENTAS: Como plantar pimenta Biquinho

A pimenta biquinho é a mais nova opção de investimento nas propriedades rurais. A variedade atraiu a atenção dos consumidores por ser pimenta sem ardor e poder ser saboreada até mesmo como aperitivo.

Essa Pimenta possui alguns nomes diferentes, além de Pimenta biquinho em algumas regiões do país ela também é chamada de Pimenta de Bico, Seu nome científico é: Capsicun Chinese, da família Solanaceae que é a mesma do tomate, berinjela e pimentões. Tem origem no continente americano.





Descrição:
Na tabela que mede o grau de ardência das pimentas, a Escala Scoville, a pimenta biquinho está no Grau ZERO, ou seja: Não possui ardência. Apesar disso ela mantem o aroma maravilhoso e o sabor característico das pimentas.

Sua planta atinge a altura de 60 centímetros podendo chegar a até 1 metro. Suas flores são hermafroditas e seus frutos atingem normalmente o tamanho de 2,5 centímetros de diâmetro. Como o próprio nome diz ela é redonda e possui um pequeno biquinho que dá o seu nome. Tendo uma cor vermelha bastante intensa.

Clima para o cultivo
O clima ideal para o cultivo da Pimenta biquinho é o calor (21 a 30 graus C), ela é bem sensível a baixas temperaturas e geadas.

Época de Plantio
Outono, Primavera





Requerimento de luz
Sol Pleno, Meia Sombra.

A espécie prefere sol pleno mas pode ser cultivada à meia-sombra observando o cuidado com o excesso de umidade.

O Sol muito intenso pode alterar a coloração natural dos frutos, queimando-os.

Solo para o cultivo
O solo deve ser bem drenado e profundo com ph entre 5,5 a 7,0. O solo não pode ser salinizado. O espaçamento ideal deve ser de 0,8 cm. A terra ideal deve possuir substrato organo-argiloso.

Na preparação do substrato, para cada parte de terra comum de jardim você pode adicionar 1 parte de esterco bovino bem curtido e/ou composto orgânico. Então a proporção de terra x matéria orgânica por ocasião do plantio é de 1:1.





Quanto tempo leva para frutificar?


Se tudo correr bem, da germinação à colheita são aproximadamente 4 meses.
A floração costuma ocorrer depois de 40 dias do replantio e a frutificação após mais de 70 dias do replantio, sendo que depois de mais 20 dias possivelmente os frutos já possam ser colhidos, sendo necessário colher os talos também. Se nessa hora houver frutos verdes eles podem ser usados em conservas, o que é mais adequado do que esperar demais, senão a sua semente fica dura.

O plantio pode ser feito em vasos?

Sim, mas o ideal são vasos a partir de 5l pois quanto maior o vaso melhor o desenvolvimento da muda e frutificação. Plantadas em canteiros as biquinho ultrapassam 1m de altura.





Como plantar as sementes
A dica é colocar três sementes por copo e depois cobri-las com mais 1 cm de terra. Ao final, regue o copo e deixe-o em um lugar protegido com meia sombra. O melhor é plantar no verão, sendo que assim em uma semana é provável que já ocorra a germinação das sementes, quando você pode deixar a pimenta biquinho em um lugar mais ensolarado. Depois de 20 dias em média do plantio das sementes, quando a planta deve estar com cerca de 10 cm de altura, o melhor é colocá-la no vaso em que ficará definitivamente.

Depois de uma semana do replantio, quando ela estiver mais vigorosa, retire as mudas menores para que ela se fortifique. Também é recomendado usar cascalho embaixo da terra para que haja uma drenagem eficiente. É possível ainda plantar pimenta biquinho por meio de mudas retiradas dos galhos da planta, o que pode ser feito quando elas estiverem carregadas de ramos de 5 cm de comprimento em média.





Adubação
Adubos comerciais para jardins são bem aceitos para o cultivo em vasos, canteiros e hortas.

Após cada colheita é bom fazer uma nova adubação. Os preferidos por aqui são o húmus, chorume diluído, esterco bovino e as cinzas de madeira com farinha de ossos.

Irrigação

Deve ser feito a irrigação diária para solos secos e/ou em períodos de estiagens.













fonte: http://www.pimentasartesanais.com.br/, http://jardinet.blogspot.com.br/, http://casa.umcomo.com.br/, http://www.tocadoverde.com.br/
Abraços, beijinhos! Falem comigo, ok? Vou adorar!


As fotos e imagens aqui publicadas, bem como seus direitos autorais, pertencem aos seus respectivos proprietários. A minha fonte de pesquisa de todas elas está citada em todos os posts. Caso você seja proprietário de alguma imagem e queira que o seu link seja mencionado, entre em contato comigo, para que eu possa fazer as devidas alterações. Se você levar alguma imagem, seja gentil e mencione sua fonte de pesquisa. PS: Neste blog ainda não se adotam as novas regras de ortografia