Pesquisar no blog

COMO CULTIVAR: [SÉRIE] PIMENTAS: Como cultivar pimenta Cumari

Hummm! Sou amante de pimentas. Vocês sabem, né!?
Mas a minha pimenta predileta é a Cumari! Adoro gente! Adoro muito!

Essa pimenta é muito apreciada aqui no sudeste, até porque São Paulo é um dos maiores produtores do país.



Descrição:

Os frutos da cumari verdadeira são pequenos e ovalados, tendo um comprimento médio de 10 milímetros e diâmetro de 8 milímetros. Mesmo possuindo pequeno porte, sua pungência é alta e os molhos e conservas preparados com a cumari já ganharam respeito e apreciação em seu aroma.

A cumari é colhida geralmente ainda verde, pois além de já apresentar um grau de pungência excepcional, ela é um dos alimentos preferidos de pássaros que sobrevoam a plantação.

No Brasil, além de serem utilizadas em conservas, molhos, temperos, etc., muitas pessoas gostam de cortar 1 ou 2 pimentas cumari sobre seus pratos e logo em seguida, coloca arroz e feijão sobre elas, misturando muito bem. O arroz e feijão é um dos pratos mais típicos da culinária brasileira e ficam com um sabor indescritível ao receberem um toque especial da pimenta cumari.

Época de plantio

O transplantio pode ser feito em qualquer época do ano nas regiões mais quentes, desde que sejam irrigadas na seca, nas regiões frias devem ser transplantadas no verão.

Requerimento de Luz

Será necessário luz de preferencia solar no minimo 14 horas por dia.



Como plantar as sementes de pimenta Cumari

O local para fazer as mudas pode ser um canteiro ou até mesmo um vaso, Ao semear as sementes na terra tome cuidado para não soterra-las demais pois isso pode atrapalhar a germinação da muda,o recomendado é uns 2 cm de profundidade.

Passado 30 dias suas mudas de Pimenta Cumari Passarinho (Raridade) já podem ser replantadas em um lugar definitivo.

A germinação ocorrerá de 15 a 20 dias após o plantio e as mudinhas devem ser mudadas quando apresentarem de 4 a 6 folhas, cerca de 50 a 60 dias após a semeadura no recipiente.

Escolha sempre dias chuvosos para fazer o replantio nunca faça em dias de sol forte.

Feito isso é só esperar que com certeza ela vai se desenvolver bem e dar muitos frutos.

Local de plantio

Atente-se ao espaçamento que deverá ser de 2 metros no caso de plantio direto e se for plantar em vasos use mesma distancia, de espaçamento 2 metros aproximadamente.



Adubação

Adubação de plantio: 100 gramas/ cova do adubo 8-28-16
Adubação orgânica de plantio: 2 kg/ cova de esterco curtido – 20 dias antes
Adubação de cobertura: 20 gramas 20-00-20
1ª – No florescimento
2ª – Maturação dos primeiros frutos
3ª – 30 dias após a 2ª
4ª – 30 dias após a 3ª

Benefícios para a Saúde

O sabor forte e picante da pimenta-cumari faz dessa especiaria um grande sucesso. Ela é popular no preparo de conservas, dando um gosto marcante a diversas receitas.

O ingrediente faz parte do gênero Capsicum e, assim como outras pimentas famosas desse grupo, possui a capsaicina, uma poderosa substância antioxidante. Além de ajudar a prevenir o envelhecimento precoce, também contribui na prevenção de doenças cardiovasculares e do diabetes.

O consumo da pimenta colabora no auxílio da digestão, uma vez que estimula a salivação e a produção da secreção gástrica. Ainda, ajuda a acelerar o metabolismo, contribuindo para eliminar aquelas gordurinhas localizadas indesejadas.

Além disso, estudos apontam que a pimenta pode ser poderosa até mesmo na prevenção do câncer. Os fitoquímicos presentes em sua composição são considerados quimio-preventivos.

Se tudo isso já não fosse mais que suficiente, a pimenta-cumari tem ação anti-inflamatória, melhora do sistema circulatório e fortalece o sistema imunológico. O valor nutricional da pimenta também é destaque, com presença de vitaminas A, C E e do complexo B, bem como minerais.




fonte: pimentascumari.loja2.com.br, http://vivomaissaudavel.com.br/, http://horta-jardim.blogspot.com.br/, http://www.horadacomida.com.br/
Abraços, beijinhos! Falem comigo, ok? Vou adorar!


As fotos e imagens aqui publicadas, bem como seus direitos autorais, pertencem aos seus respectivos proprietários. A minha fonte de pesquisa de todas elas está citada em todos os posts. Caso você seja proprietário de alguma imagem e queira que o seu link seja mencionado, entre em contato comigo, para que eu possa fazer as devidas alterações. Se você levar alguma imagem, seja gentil e mencione sua fonte de pesquisa. PS: Neste blog ainda não se adotam as novas regras de ortografia