Pesquisar no blog

COMO CULTIVAR: Bellis ou Bonina


A Bonina ou Bellis é uma planta herbácea, florífera e perene, conhecida no mundo todo por suas propriedades medicinais e ornamentais. Suas folhas são verdes, espatuladas, carnosas, com margens crenadas ou serradas, pubescentes e dispostas em roseta basal. As inflorescências despontam acima da folhagem, são do tipo capítulo, com pétalas em nuances róseas, brancas ou vermelhas e o centro amarelo brilhante. O florescimento se distribui durante todo o ano, dependendo da época de plantio. Os frutos são secos, ovados, pubescentes e indeiscentes, do tipo cipsela. Há variedades com inflorescências de corola simples ou dobrada.

Esta alegre e delicada margarida, que mais parece um pom-pom nas variedades dobradas, é usualmente utilizada em bordaduras e maciços, assim como em vasos e jardineiras. Suas flores apresentam hastes fortes e são bastante duráveis, prestando-se como flor-de-corte, na composição de arranjos e buquês. Versátil, a bonina também é comestível e medicinal, sendo muito utilizada na forma de cataplasmas e infusões das flores e folhas.




Descrição:
A Bellis perennis, também chamada Margarida dos prados ou Margarida-menor, é da família das Asteraceae. Nativa da Europa meridional e do norte de África é chamada de margarida dos prados, porque esse é o seu habitat natural, mas a que pode ser ser encontrada nos jardins é a variedade da flor dupla.

Apesar de perene, é cultivada como anual e no máximo bienal, pois perde a beleza e o vigor com o tempo. Multiplica-se por sementes e por divisão dos estolhos.

É uma planta herbácea, florífera e perene, conhecida no mundo todo por suas propriedades medicinais e ornamentais. Suas folhas são verdes, espatuladas, carnosas, com margens crenadas ou serradas, pubescentes e dispostas em roseta basal. As inflorescências despontam acima da folhagem, são do tipo capítulo, com pétalas em nuances róseas, brancas ou vermelhas e o centro amarelo brilhante.

Também é comestível e medicinal!

Esta alegre e delicada margarida, que mais parece um pom-pom nas variedades dobradas, é usualmente utilizada em bordaduras e maciços, assim como em vasos e jardineiras. Suas flores apresentam hastes fortes e são bastante duráveis, prestando-se como flor-de-corte, na composição de arranjos e buquês. Versátil, a bonina também é comestível e medicinal, sendo muito utilizada na forma de cataplasmas e infusões das flores e folhas.

Devido à facilidade de propagação, esta espécie pode se tornar invasiva em determinadas situações.







CARACTERÍSTICAS:

Atrai abelhas, Atrai borboletas, Flores comestíveis, Medicinal, Ornamental, Pode ser plantada em vasos, Pode ser usada como Flor de corte

Nomes Populares:

Bonina, margarida, margarita, margarida-vulgar, margarida-menor, Margarida-comum, Margarida-inglesa, Bela-margarida, Sempre-viva, Margaridinha, Mãe-de-família, Margarida-rasteira, Rapazinho, Rapazinhos, Bonita, Margarida-dos-prados

Época de Floração da Bellis

Apesar de ser uma planta perene, é tratada como anual. Floresce praticamente durante o ano todo, dependendo da época em que foi semeada. Se a plantar de forma escalonada, irá desfrutar de floração durante mais tempo. Tem uma altura de cerca de 20cm. As suas flores vêm em botões compactos e o seu colorido é muito variado: branco, rosa, vermelho… Remova as flores quando estiverem secas para que volte a florir, porém floresce com mais abundância no Inverno.






Época de Plantio da Bellis

Outono, Verão

Clima para cultivar a Bellis

A Bellis perennis precisa de um local de semi sombra ou sol.

É uma planta que cresce em todos os climas, mas prefere climas frios que estimulam a floração, mas não tolera geadas fortes, devendo ser protegida com palha ou outra forração.

Aprecia o frio do clima subtropical ou temperado, florescendo em abundância no inverno.

Dimensões da Bellis

10 cm a 20 cm de altura.

Solo para o cultivo da Bellis

Não é exigente em relação ao solo, mas prefere solos férteis, rico em matéria orgânica.


1 parte de terra comum de jardim
1 parte de terra vegetal
2 partes de composto orgânico





Como montar um vaso para receber a flor:
Figura: Como prepara um vaso para receber uma muda


1 - Adicione argila expandida ou brita no fundo do vaso;
2 - Em cima da argila expandida acrescente a manta de bidim ou manta de poliéster para filtrar a água e evitar que a terra se infiltre por entre as bolinhas da argila (ou pedras), entupindo o dreno;

3 - Adicione o solo rico em matéria orgânica como informado acima e desfaça um pouco do torrão com as mãos para que as raízes se adaptem mais rapidamente ao vaso;
4 - Para dar acabamento ao vaso e também para evitar que ervas daninhas apareçam adicione casas de árvores


Adubação:


Deve receber uma adubação com maior teor de (P) Fósforo ou seja 4-14-8 (NPK) ou um suplemento de farinha de ossos ou superfosfato, além dos demais adubos.
Adora esterco bovino.


Como plantar as sementes de Bellis

As covas devem ter cerca de 0,5 cm de profundidade e recomenda-se colocar de 4 a 5 sementes por célula. A irrigação deve ser feita no incio ou fim do dia. Respeitar o espaçamento de 15 cm a 30 cm entre as mudas.

Tempo de Germinação da sementes de Bellis

de 7 a 14 dias

Transplantio das mudas de Bellis

Assim que suas mudas atingirem de 5 a 6 cm de altura você poderá transplantá-las para o local definitivo.

Utilize um espaçamento de 15 a 22 cm entre uma muda e outra para poder oxigenar a planta.






Manutenção

Arrancar as flores murchas para prolongar a floração das plantas.

Como regar a sua Bellis

Regue abundantemente no período de crescimento, especialmente no verão. 

Propriedades Medicinais da Bellis:

As folhas jovens são comestíveis cruas ou cozidas. As flores são usadas cruas em saladas ou para decorar pratos. Tem propriedades medicinais, é indicada para eczemas, queimaduras, inflamações da pele, dores articulares, gota, reumatismo, infecções das vias respiratórias e digestivas, tosse – infusão de 50 gr de flores e folhas para 1 litro de água a ferver ou aplicar compressas das folhas e flores esmagadas. A Infusão – 15 gr de flores e/ou folhas em 500 ml de água – tem propriedades anti-inflamatórias, depurativas, diuréticas, expectorantes e tónicas. Pode ser feito um spray repelente de insectos a partir de uma infusão das suas folhas.



fontes: http://www.emporiodassementes.com.br/bellis-perennis-rapazinho.html / http://www.tocadoverde.com.br/bellis-perenis-rapazinho.html / http://plantasonya.blogspot.com.br/2009/07/bonina-bellis-perennis_18.html / http://gardenmania.com.br/products/sementes-de-bonina-sortida-%7B47%7D-rapazinho-%23-bellis-perennis-%23.html / http://www.jardineiro.net/plantas/bonina-bellis-perennis.html / https://isla.com.br/produto/Bellis-Perennis-/-Rapazinho/338 / https://hortajardimnavaranda.wordpress.com/2013/05/29/ficha-da-planta-margarida-bellis-perennis/ / http://www.jardiland.pt/plantas-para-exteriores/bellis-perennis-a-margarida-dos-prados/ / 
Abraços, beijinhos! Falem comigo, ok? Vou adorar!


As fotos e imagens aqui publicadas, bem como seus direitos autorais, pertencem aos seus respectivos proprietários. A minha fonte de pesquisa de todas elas está citada em todos os posts. Caso você seja proprietário de alguma imagem e queira que o seu link seja mencionado, entre em contato comigo, para que eu possa fazer as devidas alterações. Se você levar alguma imagem, seja gentil e mencione sua fonte de pesquisa. PS: Neste blog ainda não se adotam as novas regras de ortografia