Pesquisar no blog

COMO CULTIVAR: Celósia, Crista de Galo ou Rabo de Galo

A aparência aveludada e as cores que vão desde o vermelho intenso, rosa, branco-creme, roxa, laranja até o amarelo vibrante são características inconfundíveis da celosia caracas ou crista-de-galo, pertencente à família Amaranthaceae.

É considerada planta de corte, utilizada em arranjos florais, e facilmente encontrada no comércio.
Pode ser cultivada em conjuntos e renques em beira de muros e paredes, bordaduras de canteiros, maciços, forrações e vasos. É tão bela que, em 1987, apareceu em um selo postal na Coreia do Norte.



Descrição:

Celosia é uma palavra grega que significa “flor que nasce” e algumas das 8 espécies existentes no mundo são comestíveis. Recebe também outros nomes: crista-plumosa, celosia-plumosa, crista-de-galo-plumosa, suspiro. O caule é ereto, suculento e não ramificado. As folhas elípticas e em forma de lança são verdes ou vermelho-bronzeadas com inflorescências terminais, espessas, achatadas e felpudas.

Parente do amaranto, grão rico em fibras e proteínas, a celosia tem folhas e brotos que podem ser cozidos e comidos como um vegetal. Durante séculos foi alimento em várias partes da África e é usado na Medicina Tradicional Chinesa para melhorar a visão e reduzir diversos tipos de sangramento.




Época de Floração

Em condições adequadas, floresce cerca de 60 a 90 dias após o plantio.

Época de Plantio

É recomendável evitar o plantio durante o inverno em locais frios pois temperaturas baixas causam floração precoce e prejudicam o crescimento vegetativo.


Requerimento de Luz

A celosia suporta bem os ventos, desenvolve-se a pleno sol e prefere o calor ao frio intenso. Mas, depois de enraizada, torna-se mais tolerante ao frio ameno.

Dimensões 

originária da América Tropical, de ciclo de vida anual e que pode alcançar 30–80 cm de altura.


Instruções para o plantio das sementes de Rabo de Galo

A celósia tem sementes grandes e fáceis de se manusear, tornando o plantio simples mesmo para iniciantes. A temperatura ideal do solo é de 22 a 25C e o substrato deve estar constantemente úmido para evitar o ressecamento das semente. A luz é necessária para a germinação, portanto apenas pressione a semente contra o solo, sem enterrá-la. Os primeiros sinais de nascimento das plantas devem aparecer entre 5 e 10 dias. É recomendável evitar o plantio durante o inverno em locais frios pois temperaturas baixas causam floração precoce e prejudicam o crescimento vegetativo.





Espaçamento recomendado entre plantas

O espaçamento pode variar de 15 a 50 cm entre as plantas, dependendo do tamanho da cultivar.

Irrigação:

O ideal é manter o solo úmido sempre úmido, mas sem que permaneça encharcado. Contudo, são relativamente resistentes a curtos períodos de seca.




fonte: http://www.emporiodassementes.com.br/celosia-cristata-amigo-mix.html | http://www.afloricultura.com/cuidados-plantio-da-celosia-ou-crista-de-galo/ | https://jardim.info/celosia
Abraços, beijinhos! Falem comigo, ok? Vou adorar!


As fotos e imagens aqui publicadas, bem como seus direitos autorais, pertencem aos seus respectivos proprietários. A minha fonte de pesquisa de todas elas está citada em todos os posts. Caso você seja proprietário de alguma imagem e queira que o seu link seja mencionado, entre em contato comigo, para que eu possa fazer as devidas alterações. Se você levar alguma imagem, seja gentil e mencione sua fonte de pesquisa. PS: Neste blog ainda não se adotam as novas regras de ortografia