Pesquisar no blog

Quer seguir o Jardim da Terra?

Hóquei em linha

O Hóquei é um esporte no qual duas equipes competem tentado manobrar um disco ou bola com um taco com o objetivo de fazer gols na equipe adversária.
Não se sabe ao certo como o esporte surgiu. Fontes históricas tem referências do esporte no Egito, Grécia e no Império Romano. Na França, o jogo foi chamado de “Crosse” ou às vezes de “Hoquet” que possivelmente fez com que surgisse o Hoquei Britânico. Outros afirmam que o Ice Hockey (Hoquei no gelo), nasceu no Canadá, por volta de 1850, na mesma época em que a modalidade disputada sobre grama chegou a Inglaterra.
Segundo Germano Bueno Rezende, Diretor Esportivo Cultural e Social da Federação Mineira de Hoquei, o esporte é muito divertido, dinâmico e ágil. “Exige do praticante raciocínio rápido, força física e agilidade. Fisiologicamente é um esporte muito completo, trabalha a coordenação motora, disciplina e trabalho em equipe, além de senso estratégico do praticante”, explica.

São diversas as modalidades de Hóquei que variam de acordo com o espaço em que é jogado e o material usado na disputa, podemos citar: Hóquei em linha, jogado em pavilhão com patins em linha e um disco; Hóquei em campo, jogado na relva com uma bola; Hóquei no gelo, jogado no gelo com um pequeno disco de borracha; Hóquei de rua, jogado no cimento com uma bola de borracha e vários outros.
Muitas pessoas só conhecem o Hóquei através de filmes americanos, mas o que pouca gente sabe é que aqui em Minas Gerais há uma importante movimentação em torno deste esporte, especialmente o Hóquei em linha.
O surgimento do Hóquei em linha no Brasil aconteceu no município de Contagem, na região metropolitana de BH. Através do canadense André Lawrence que veio para o país em 1961, a modalidade foi implantada no município pela equipe “Contagem Flames”. Graças à iniciativa do Sr. André, outros jogadores do Hóquei tradicional no Brasil passaram a ser adeptos também da modalidade “em linha”, difundindo a modalidade pelo país.

Atualmente a entidade reguladora do Esporte no Estado é a Federação Mineira de Hóquei-FMH que em menos de 2 anos de existência já reuniu 12 equipes filidadas.
O município de Contagem é uma grande potência no esporte nacional com as equipes “Eldorado Vipers” e “Contagem Flames” que estão respectivamente na categoria elite do esporte e na Categoria 2, de acesso.
O principal centro de treinamento das equipes de Contagem fica no Ginásio Califórnia  localizado na Av. Francisco Firmo de Mattos, 1333 – Jardim Califórnia em Contagem. O centro possui  a única quadra pública de Hóquei do país, com medidas e marcações oficiais.

Neste espaço, a equipe Eldorado Vipers ainda mantém um projeto social com o apoio da Prefeitura de Contagem “mais de 50 crianças e jovens recebem aulas gratuitas do esporte com o objetivo de formar uma categoria de base e novos atletas”, explica Germano Bueno Rezende.
A Federação Mineira de Hóquei também promove no ginásio, eventos de patinação livre para incentivar a prática de esportes sobre patins, todos os sábados às 19 horas.









Abraços, beijinhos! Falem comigo, ok? Vou adorar!


As fotos e imagens aqui publicadas, bem como seus direitos autorais, pertencem aos seus respectivos proprietários. A minha fonte de pesquisa de todas elas está citada em todos os posts. Caso você seja proprietário de alguma imagem e queira que o seu link seja mencionado, entre em contato comigo, para que eu possa fazer as devidas alterações. Se você levar alguma imagem, seja gentil e mencione sua fonte de pesquisa. PS: Neste blog ainda não se adotam as novas regras de ortografia

Postagens populares